Blog da Auto Europe


Viajar Em Segurança


Ao viajar, é sempre importante tomar as precauções necessárias para garantir a sua segurança e a da sua família. Conduzir não é excepção. Quer esteja a visitar a Costa del Sol ou a explorar a exótica Cidade do Cabo, aqui estão algumas dicas para se manter em segurança.

1. Nunca deixe objectos de valor no carro. Se, por qualquer motivo, tiver de deixar objectos de valor na viatura, não os deixe onde possam ser vistos do exterior. Guarde-os na bagageira ou no porta-luvas. Nunca deixe os documentos no carro; leve-os consigo ou guarde-os no hotel.

2. Tranque as portas durante a condução. Isto é particularmente importante em cidades, dado que poderá ter de parar o seu veículo devido a semáforos ou trânsito.

3. Sempre que possível, alugue um carro com ar condicionado. Tal é não só muito prático em climas extremos, mas também permite que conduza com os vidros fechados.

4. Antes de sair do posto de aluguer, peça a um dos funcionários que o informe sobre a operação dos diferentes componentes do veículo (luzes de perigo, fechaduras, localização do pneu suplente, etc.)

5. Familiarize-se com as leis do país para onde está a viajar. Só porque algo é permitido ou proibido no nosso país, não quer dizer que seja assim em todo o lado. Por exemplo, em Portugal só é necessário conduzir com faróis ligados à noite, em túneis ou em situações de mau tempo. Contudo, há países como a Itália onde é obrigatório conduzir sempre com os faróis ligados.

6. Planeie antecipadamente o seu itinerário. Será fácil identifica-lo como um turista se estiver sempre a consultar um mapa e a conduzir devagar. Lembre-se: a melhor forma de estar seguro é não chamando a atenção para si próprio e para o facto de que não é um habitante local.

7. Nunca ofereça boleia a desconhecidos.

8. Estacione o seu carro numa zona bem iluminada. Se por qualquer motivo tiver de parar durante a sua viagem, não estacione na berma da estrada. Conduza até uma zona bem iluminada e com pessoas.

9. Certifique-se de que tem combustível suficiente para chegar ao seu destino. Em alguns locais (como nas Autobahns alemãs) é ilegal parar por falta de combustível.

10. Não fale ao telefone enquanto conduz (a não ser que tenha um kit mãos livres). Contudo, ter sempre um telemóvel consigo pode revelar-se muito útil, particularmente em situações de emergência. Informe-se antecipadamente acerca dos números de emergência no país para onde vai. Na União Europeia, o número 112 permite contactar os serviços de emergência nacionais.

Posted in Dicas, Europa, Portugal. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *