Blog da Auto Europe


Segurança em viagem

Segurança em viagem

Ao viajar, é sempre importante tomar as precauções necessárias para assegurar a sua segurança, bem como a do veículo. Eis algumas dicas para o ajudar a chegar a bom porto.

1. Não deixe objectos de valor no veículo. Se tal for absolutamente necessário, não os deixe onde possam ser vistos do exterior, mas guarde-os antes no porta-bagagens ou no porta-luvas. Não deixe os documentos no carro, mesmo que guardados no porta-luvas. É preferível levá-los consigo ou guardá-los no hotel.

2. Tranque as portas ao conduzir. Isto é de especial importância se estiver a conduzir numa cidade, visto que terá de parar com frequência em semáforos.

3. Sempre que possível, opte por um veículo com ar condicionado. Tal é uma boa opção tanto para climas frios como para climas quentes, e no segundo caso permitirá que conduza com as janelas fechadas.

4. Antes de levantar o veículo, peça a um dos empregados locais que lhe mostre como funciona o equipamento de segurança, nomeadamente as luzes, as fechaduras, a localização do pneu suplente, etc.

5. Familiarize-se com as regras de condução e os costumes do país para onde se dirige. De um modo geral, as regras da estrada não andam muito longe daquilo que consideraríamos senso comum, mas isso não significa que não haja por vezes diferenças entre as leis de diferentes países. Por exemplo, em determinados países, só é necessário utilizar luzes durante o dia em pontes ou túneis, ao passo que noutros é sempre obrigatório.

Saiba para onde vai6. Planeie o seu trajecto antecipadamente. Desta forma não correrá o risco de se perder e poderá calcular o tempo e combustível necessário para chegar a determinado local.

7. Não dê boleia a desconhecidos.

8. Estacione em zonas bem iluminadas. Caso seja necessário parar, não encoste à berma da estrada, mas conduza até uma zona movimentada e com boa iluminação.

9. Certifique-se de que tem combustível suficiente para chegar ao seu destino. Em determinados países, como por exemplo na África do Sul ou na Austrália, a distância entre cidades pode ser bastante elevada e não é sempre fácil encontrar postos de abastecimento pelo caminho.

10. Traga consigo um telemóvel carregado. Embora não se deva falar ao telemóvel ao conduzir, os telemóveis são muito úteis em caso de emergência, permitindo-lhe contactar rapidamente os serviços de emergência médica ou de assistência rodoviária. Lembro que o 112 é válido como número de emergência em toda a União Europeia.

Espero que tenha achado este artigo informativo. Caso tenha quaisquer dúvidas ou questões, pode sempre deixar-nos um comentário abaixo ou visitar-nos no Facebook ou Twitter.

Posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *