Blog da Auto Europe


São Paulo, uma cidade globalizada

Sendo a maior cidade do Brasil, São Paulo (ou Sampa, como é também muitas vezes denominado), oferece aos visitantes uma experiência cultural intensa. Plantas tropicais, uma população carismática e animada, cores brilhantes, sons e aromas fazem com que cada turista se sinta bem-vindo nesta cidade. É uma cidade famosa pela sua grande fusão, com culturas como a italiana e a japonesa (entre muitas outras) completamente integradas. Esta fusão de culturas resultou numa bela combinação artística, assim como uma cena culinária e musical que valem bem a pena explorar. Esta metrópole é sempre acolhedora e recebe a todos da melhor forma possível. Quer viaje a negócios ou a lazer, em São Paulo irá encontrar uma lista interminável de coisas para fazer e ver. Aqui deixamos algumas sugestões das principais atracções turísticas de São Paulo:

Parque Ibirapuera

São Paulo é uma cidade áspera e sem litoral, o que faz com que os 221 hectares do Parque do Ibirapuera tenham uma importância vital. É uma obra fantástica de Roberto Burle Marx, um arquitecto paisagista, que combinou a inspiração cubista e surrealista com um profundo conhecimento da botânica brasileira. O parque é exuberante, curvilíneo em todas as direcções, por vezes envolto em mistério e por vezes o palco de uma deslumbrante explosão de cores. As obras de Burle Marx foram em muitas ocasiões ofuscadas por aquelas de Oscar Niemeyer, com quem ele frequentemente colaborou. Mas aqui neste parque, Burle Marx é a estrela, apesar da existência de um deslumbrante pavilhão projectado por Niemeyer para a bienal de arte da cidade.

Avenida Paulista

Avenida Paulista

Com centenas de arranha-céus que se alinham ao longo das suas calçadas bem cuidadas, a Avenida Paulista não tem muito a ver com o típico cenário que se espera encontrar no país e faz lembrar cidades como Nova Iorque ou Hong Kong. Os encantos da Avenida Paulista não são apenas os mais óbvios. O Museu de Arte de São Paulo, coloquialmente conhecido como “MASP”, é uma obra de arte em si, um prédio pomposo que serve de moldura à cidade atrás da Avenida, como uma pintura da vida real. E para quem gosta da “balada” a animada vida nocturna paulista acontece a apenas alguns minutos de distância, em ruas como a Rua Frei Caneca e Rua Augusta.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Um adorável museu, a Pinacoteca é o lar de uma enorme colecção de arte brasileira, que conta a história do país e a sua evolução cultural, bem como uma bonita coleção de escultura francesas do século XIX. O museu tem um belo café no rés-do-chão e está ligado ao Parque da Luz, um parque público que inclui esculturas ao ar livre e uma área de jardim de estilo europeu.

Mercadão – Mercado Municipal de São Paulo

Mercadão

O edifício do mercado fica ao longo do rio Tamanduateí, e é um belo exemplar de estrutura artística abobadada, com setenta e dois vitrais criados pelo mesmo artista russo que criou a Catedral de São Paulo. No interior encontra um agradável mercado especializado em alimentos frescos e produtos secos. É também um óptimo lugar para provar algumas das delícias clássicas do Sampa: as sandes de mortadela e os pastéis, recheados com queijo, carne ou peixe.

Bairro da Liberdade

Uma localidade em constante crescimento e centralizado em torno da Rua Galvão Bueno, O Bairro Liberdade é o lar de 1 milhão e meio de japoneses, a sua maior população fora do Japão. Liberdade é valorizado tanto pela população local como pelos turistas devido às suas lojas trendy, comida oriental de alta qualidade, sushi a preços razoáveis e uma atmosfera convidativa. A área também é utilizada para eventos culturais japonesas, incluindo festivais budistas e campeonatos de Sumo. No Bairro da Liberdade também acontece um mercado de artesanato semanal.

Museu de Arte de São Paulo – MASP

Museu de Arte de São Paulo - MASP

O Museu de Arte de São Paulo, conhecida localmente como MASP, tem a colecção mais representativa e abrangente de arte ocidental da América Latina, apesar de ter sido aberta em 1968. Aqui poderá maravilhar-se com obras de impressionistas e mestres modernos como Renoir, Van Gogh, Matisse, Manet, Debret, Picasso, Miró, assim como 73 esculturas em bronze de Degas. Embora apresente obras de artistas desde o Renascimento, este é um dos primeiros museus de arte do continente a concentrar-se em artistas de meados do século XX e mais tarde em artistas contemporâneos no Brasil, incluindo Portinari e Di Cavalcanti. As proeminentes colecções do museu colocam-no no mesmo patamar que o Tate Modern, o MoMA, e o Centre Pompidou. O próprio edifício, projectado pela arquitecta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, é um clássico do modernismo. A praça localizada sob a sua estrutura suspensa recebe aos domingos um mercado de antiguidades, assim como concertos frequentes.

Teatro Municipal De São Paulo

Teatro Municipal

Considerada a mais esplêndida construção de São Paulo, este teatro foi iniciado em 1903 e teve como inspiração o estilo do Palais Garnier de Paris. A sua fachada, laboriosamente ornamentada, parece combinar cada estilo arquitectónico que se possa imaginar, desde o barroco ao art nouveau, e seu interior é revestido em ouro e mármore.

Museu do Futebol

O Museu de Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu, um dos maiores estádios de futebol da cidade. Se é amante desta modalidade, este museu deve quase que obrigatoriamente fazer parte da sua lista de lugares a visitar. Aqui poderá desfrutar das exibições vintage de futebol, exposições interactivas e glorificações da história da Copa do Mundo e das estrelas de futebol brasileiras. Perto da saída do museu irá encontrar uma bonita loja de recordações e um café que oferece concertos de música ao vivo quase todos os fins de semana.

Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico

Na extremidade norte do Parque do Estado é onde irá encontrar o seu Jardim Botânico, um jardim muito bem bem cuidado que inclui um passeio de palmeiras imperiais, um viveiro de orquídeas, lagoas pitorescas, árvores de pau-brasil e um jardim de ervas, que convidam os visitantes a cheirar as suas flores e folhas aromáticas. Um café ao ar livre serve lanches, assim como um almoço buffet simples, mas delicioso, e preparado com ingredientes frescos.

Praça da Sé

A Praça da Sé remonta aos tempos coloniais (originalmente denominada Largo da Sé) e foi renovada em 2006. Desenvolvendo-se em torno da igreja que precedeu a catedral e os prédios ao redor a praça foi o palco de muitos eventos históricos no passado de São Paulo. Na Praça da Sé encontra fontes, esculturas, museus, etc. Existe uma grande variedade de edifícios de interesse localizados a uma curta distância da praça, para além da bela Catedral da Sé localizada mesmo ao lado da praça.

Skye, Hotel Unique

Hotel Unique

Depois de um dia recheado de visitas aos principais pontos de interesse da cidade, nada melhor que sentar-se num glamoroso bar, enquanto aprecia as vistas fascinantes sobre a cidade de São Paulo. No topo do luxuoso e arquitectonicamente distinto Unique Hotel, o Bar Skye é ideal para todos aqueles que não dispensam o cenário perfeito na hora de desfrutar de um delicioso cocktail. No terraço encontra também uma piscina ao ar livre, que apesar de estar reservados aos hóspedes durante o dia, é aberto ao público em geral à noite. As bebidas e os petiscos são um bocado caras, mas a deslumbrante vista? É completamente gratuita.

 

Posted in Viagens. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *