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Afinal quanto custa alugar um carro? As taxas explicadas

Alugar um carro pode, por vezes, parecer uma empreitada demasiado complicada. E um dos motivos para tal é o facto de existirem algumas taxas e cobranças locais associadas ao serviço que podem passar-nos despercebidas no momento da reserva. Bem, a boa notícia é: todas essas taxas têm uma explicação muito simples e ao entender cada uma delas poderá finalmente responder à pergunta: mas afinal, quanto custa alugar um carro?.

É extremamente importante que tenha toda a informação necessária sobre o serviço de aluguer de carros antes de fazer a sua reserva. E é para isso mesmo que estamos aqui! Nós vamos dar-lhe toda a informação sobre as taxas extras e outros serviços que poderão ser cobrados no balcão de levantamento da empresa de aluguer para que não tenha surpresas menos agradáveis logo na primeira etapa da sua viagem


IVA

VAT (which stands for Value Added Tax) is an industry standard addition to any rental fee. The amount can vary throughout Europe, it will be no less than 15% and should be no more than around 30%.

O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) é uma taxa sobre o consumo que se aplica na Europa e alguns outros países do mundo e é uma adição padrão à indústria de aluguer de carros. O seu valor varia de acordo com cada país e pode ir até aos 30%.

Este imposto será cobrado sobre a sua tarifa de aluguer, quer seja pré-paga ou não, e sobre qualquer outro equipamento ou cobranças extras feitas no balcão de levantamento, como por exemplo taxas de sentido único, seguros extras e taxas locais.

Dica: Verifique se a sua tarifa já inclui o IVA ou se será necessário pagar pelo mesmo no balcão de levantamento.


Taxa de One Way (Sentido Único)

A taxa de one way, também conhecida como taxa de retorno de veículo ou taxa de sentido único, varia de acordo com a empresa de aluguer, categoria de carro e balcões de levantamento e devolução. Este serviço pode ser doméstico (dentro da mesma cidade ou mesmo país) ou internacional (entre dois países diferentes).

Essa taxa aplica-se caso o cliente pretenda levantar o carro num balcão e devolvê-lo noutro e o valor da mesma encontra-se tanto nos “Detalhes do Pagamento” na primeira página que aparece quando escolhe a empresa de aluguer, os balcões de levantamento e devolução e a viatura

Dica: Evite one ways internacionais, as taxas tendem a ser extremamente altas!


Equipamentos Extras

Pode parecer óbvio, mas vale a pena mencionar que, a maior parte das empresas de aluguer cobram taxas extras por qualquer equipamento adicional solicitado (GPS, pneus de Inverno, cadeiras de crianças, etc.). Na maior parte dos casos a informação relativa ao custo destes equipamentos encontra-se logo na primeira página com os resultados da pesquisa em “Detalhes da tarifa” ou sob os “Termos e Condições” que o cliente deverá ler e aceitar antes de confirmar a reserva e efectuar o pagamento. O preço é normalmente por dia e varia entre os 5€ e os 15€.

Dica: Verifique as taxas associadas aos equipamentos extras antes de reservar o seu carro e se puder, leve o seu de casa.


Taxas Locais

Como por exemplo taxas de circulação, taxa de licença do veículo, taxa de segurança rodoviária e taxa ambiental. As taxas locais são normalmente baixas (entre 1€ e 5€) por dia e variam de acordo com a categoria de veículo escolhido. Essas taxas não podem ser previstas ou evitadas e apesar de serem bastante baixas, convém estar ciente da sua existência.

Dica: Antes de viajar, consulte as taxas locais para o modelo que escolher ou entre em contacto com a empresa de aluguer para mais informações.


Taxa Suplementar de Localização

Em alguns casos, poderá existir uma taxa extra por levantar/devolver o seu carro em balcões localizados numa estação ferroviária ou num aeroporto. Essas taxas podem variar entre os 20€ e os 80€.

Dica: Considere levantar/devolver o seu aluguer de carros num balcão da cidade, evitando assim pagar essa taxa.


Taxa de Atendimento Fora de Horas

Algumas empresas de aluguer dão ao cliente a possibilidade de levantar a viatura de aluguer fora do horário normal de funcionamento. Exise porém, uma taxa associada a esse serviço.

Dica: Verifique o horário de funcionamento do seu balcão de levantamento e tente levantar o seu carro dentro desse horário.


Taxa Transfronteiriça

As taxas transfronteiriças aplicam-se apenas em caso de viagens para fora do país de aluguer. Certifique-se que informa a empresa de aluguer sobre os países para onde pretende viajar com antecedência para que possam verificar a possibilidade de atravessar a fronteira e os custos associados.

A maior parte das viagens pela Europa ocidental é gratuita, mas poderá ser necessário pagar uma taxa extra se a viagem for para um país que não faça parte da UE.

Dica: Planeie a viagem com antecedência e garanta que verifica essas taxas antes de fazer outras reservas para essa viagem (alojamento, por exemplo).


Taxas Administrativas

Também designadas de taxa de processamento, estas taxas podem ser aplicadas em casos que envolvam reivindicações de seguro ou pagamento de multas de trânsito, por exemplo. Estas taxas normalmente cobrem o custo da documentação e são cobradas em conjunto com qualquer montante que o cliente deva pagar (franquia, multa, etc.).

Dica: Verifique se a empresa de aluguer que escolheu aplica esta taxa e o valor da mesma, assim evita surpresas menos agradáveis.


Combustível

Cabe ao cliente decidir qual a política de combustível mais conveniente. Se optar pela opção full to full (cheio-cheio), deverá devolver o carro com o tanque cheio, como foi entregue e receberá o valor do combustível bloqueado no levantamento na sua totalidade. Se optar pelo full to empty (pré-pago) será cobrado pelo combustível no momento do levantamento e deverá devolver o carro com o tanque o mais vazio possível, pois em muitos casos não haverá reembolso pelo combustível não utilizado.

Dica: A opção full to empty está sujeita a uma taxa de reabastecimento e o valor cobrado pelo combustível nem sempre corresponde ao preço mais baixo do mercado. Por essa razão, a opção full to full é muitas vezes a mais barata.


Quilometragem

Algumas empresas de aluguer oferecem preços mais baixos quando o cliente escolhe tarifas com quilometragem limitada. Isso significa que o cliente só pode percorrer uma determinada distância (por dia/semana/período de aluguer) e será cobrado uma taxa extra, por cada quilómetro, caso ultrapasse esse limite.

Dica: Se vai percorrer grandes distâncias durante o período do aluguer, garanta que escolhe uma tarifa com quilómetros ilimitados. Assim poderá desfrutar da sua viagem com toda a liberdade.


Taxas de Condutor

Dependendo da idade do condutor e do número de pessoas que irão conduzir o carro, poderá haver taxas extras adicionadas ao aluguer. Estas taxas podem ser de condutor jovem (normalmente com idade inferior a 25 anos) condutor sénior (a partir dos 69 anos) ou para condutores adicionais.

Dica: Verifique se existe alguma taxa aplicável a condutores na sua faixa etária e procure as nossas tarifas com condutor adicional grátis!


Agora que já conhece as taxas que poderão aplicar-se ao seu próximo aluguer de carros, vai ser fácil fazer as contas e responder à pergunta “Afinal quando custa alugar um carro?” O custo total de uma reserva de rent a car varia muito, de acordo as circunstâncias do aluguer. No entanto, pode estar certo que, independentemente das suas necessidades, a Auto Europe garante-lhe o melhor preço do mercado, assim como um serviço de excelência. Visite o nosso site e descubra as nossas ofertas especiais. Ou entre em contacto com os nossos especialistas de reserva através do número verde 800 180 408. Será um prazer ajudá-lo a encontrar as tarifas mais baixas para a sua próxima aventura na estrada!


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2 Responses to Afinal quanto custa alugar um carro? As taxas explicadas

  1. Lénia Nunes says:

    Boa tarde! Fiz uma reserva para Gran canaria de um veiculo e na altura de o levantar sou surpreendida pela rentacar (Hertz) com um valor a pagar de 119.18 euros, de taxas de aluguer.
    Gostaria que me explicassem o que é isso e se aquando o pagamento da totalidade da reserva isso não está incluido!!??
    Obrigada
    Aguardo esclarecimento

  2. Jenifer Pinho says:

    Caro sra. Nunes, muito obrigada pela sua mensagem. Se deseja fazer uma reclamação, esclarecer questões sobre pagamentos, resolver alguma questão pendente, de um aluguer que já terminou, por favor entre em contacto com o Departamento de Apoio ao Cliente. Para contactar o Departamento de Apoio ao Cliente pode telefonar para o número verde desde Portugal 800 180 408 entre as 08:00 e as 12:00 (horário de Portugal Continental) de segunda a sexta-feira ou enviar um email para ptcs@autoeurope.de. Tenha sempre o número do voucher à mão para que os colegas possam facilmente encontrar a sua reserva. Também pode preencher o seguinte formulário e anexar a documentação necessária aqui: http://www.autoeurope.pt/completed-rentals.cfm saudações, Social Media Team Auto Europe

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