Blog da Auto Europe


Portagens em Espanha

Portagens em Espanha

Se está a pensar viajar para o país vizinho nas suas próximas férias, é importante estar informado sobre as formas de pagamento das portagens nas auto-estradas espanholas. Por isso, e para o ajudar no planeamento da sua viagem, decidimos reunir algumas informações importantes sobre os métodos de pagamento das portagens em Espanha.

A maioria das estradas da rede nacional em Espanha é de livre circulação, entre elas, as vias rápidas. Existem, contudo, algumas auto-estradas espanholas que estão sujeitas ao pagamento de portagem. Existem duas formas de pagamento principais: de forma manual, em dinheiro ou com o cartão de crédito; ou de forma automática, por teleportagem com a ajuda de um dispositivo electrónico existente no carro.

Se o utilizador optar pelo método de pagamento manual, e tal como acontece nas auto-estradas com portagem da Brisa em Portugal, este terá de parar à entrada da auto-estrada para obter o bilhete de circulação e irá efectuar o pagamento no momento da saída dessa auto-estrada.

Caso o cliente possua o dispositivo electrónico e opte pelo método de pagamento electrónico, este pode passar nas vias identificas com “Telepeaje” “VIA-T” ou somente “T”. O carril possui uma antena que detecta o dispositivo, este emite um pequeno apito e abre-se a barreira, permitindo a passagem do veículo. O dispositivo electrónico regista as portagens utilizadas e faz o débito do valor correspondente na conta do cliente associada a este serviço. Estes dispositivos espanhóis estão disponíveis para compra nos bancos em Espanha e somente pode compra-los se tiver uma conta bancária em Espanha. Por isso, só poderá desfrutar deste serviço se viver em Espanha em tempo parcial ou integral e possuir uma conta num banco espanhol.

Auto-estradas em Espanha

Contudo, o dispositivo de Via Verde funciona em algumas auto-estradas espanholas, através do serviço Via Verde Traveller, desenvolvido no âmbito do projecto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha. Este serviço permite-lhe efectuar o pagamento de forma automática, rápida e cómoda das portagens em determinadas auto-estradas em Espanha. Para usufruir deste serviço, o cliente só precisa de:

1 – Possui um dispositivo de Via Verde de última geração?

Certificar-se de que possui um dispositivo de Via Verde de última geração, com identificador MDR (Medium Data Rate). O identificar MDR possui 13 dígitos. Por isso, confirme que o seu dispositivo possui 13 dígitos.

2 – O dispositivo está associado a um NIF?

O identificador de última geração tem de estar associado a um NIF. Neste ponto, excluem-se os identificadores de contratos de empresas de aluguer, isentos/créditos e pré-pagos.

3 – Agora só tem de activar o serviço de Via Verde Traveller

Ao possuir um identificador de última geração, e associado a um NIF, só lhe resta activar o serviço Via Verde Traveller. De acordo com a informação da Brisa, o serviço está activo por defeito para os identificadores das classes 1, 2 e 5 emitidos a partir de 29 de Março de 2016. De qualquer forma, para activar ou desactivar este serviço só precisa de entrar em contacto com o serviço da Via Verde através do formulário de contacto ou da linha de apoio ao cliente.

Portagens em Espanha

Ao possuir este serviço activo, e ao circular por uma auto-estrada abrangida, o cliente poderá utilizar as vias destinadas para o pagamento electrónico de portagens (símbolo Via T). O carril de passagem identifica o dispositivo de Via Verde Traveller activo, emite um pequeno apito, as barreiras abrem-se e o cliente pode passar.

A velocidade máxima autorizada para passar nas barreiras de portagens espanholas é de 30 km/h. A uma velocidade superior, corre o risco de que a barreira não abra a tempo da sua passagem.

As portagens espanholas são registadas e debitadas da mesma forma que as portagens portuguesas, na conta bancária associada ao identificador de Via Verde. As portagens espanholas estarão identificadas com a descrição “Via Verde Espanha”.

Consulte as condições de adesão e descubra as auto-estradas espanholas abrangidas por este serviço e viaje em Espanha sem stress nem preocupações 🙂

Posted in Portagens. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *