Blog da Auto Europe


Os miradouros de Lisboa e a lenda das 7 colinas

Os miradouros de Lisboa e o mito das 7 colinas

“as sete colinas sobre as quais estava assente Lisboa: São Jorge, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana”

Frei Nicolau de Oliveira, no Livro das Grandezas de Lisboa, século XVII

Lisboa é frequentemente descrita como a cidade das 7 colinas. As pessoas discutem quais são as 7 colinas de Lisboa, e o Metro de Lisboa vende, inclusivamente, um cartão carregável designado “7 colinas”. Esta designação remonta à época da ocupação romana, em que se afirma que Lisboa teria sido fundada sob 7 colinas, tal como Roma.

Contudo, se fizermos uma pesquisa na Wikipédia podemos confirmar que são dezenas as cidades que defendem terem sido criadas sob 7 colinas. Contudo, há quem defenda que Lisboa tem 8 colinas, e não 7, sendo que em termos históricos uma delas, a colina da Graça, foi ignorada propositadamente para que o mito das 7 colinas sob as quais se ergueu Roma se aplicasse também à cidade de Lisboa.

Enquanto o número de colinas que Lisboa possui pode ser um tema discutível, há algo que podemos ter a certeza em todos os casos: em cada colina, podemos encontrar diversos miradouros com vistas magníficas em que a cidade se vislumbra a ela própria. E o mais interessante de tudo, é que cada ponto possui uma vista única e magnífica da romântica capital de Portugal. Ao fazer uma pesquisa pelos miradouros de Lisboa, podemos encontrar artigos com listas dos melhores 5, 10, 30 miradouros de Lisboa. Consegue imaginar, então, quantos miradouros serão na totalidade? Os lisboetas aconselham a não fazer essa conta!

Apresentamos, em seguida, as 7 colinas de Lisboa como descritas no passado e um miradouro existente em cada uma delas como um exemplo do presente.

1. Colina de São Jorge

Zona abrangente – zona dos bairros da Mouraria, do Castelo, e da parte sudoeste de Alfama
Miradouro – Miradouro do Castelo de São Jorge

Com uma das melhores vistas da cidade, o Miradouro do Castelo de São Jorge vale a pena a visita! No castelo ainda pode encontrar os canhões antigos apontados para o Tejo e ter uma vista panorâmica quase completa da cidade de Lisboa.

Miradouro do Castelo de São Jorge

2. Colina de Santo André

Zona abrangente – zona das calçadas da Graça e Santo André e Largo da Graça
Miradouro – Miradouro da Senhora do Monte

Um dos mais bonitos e românticos miradouros de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte está localizado no bairro da Graça e possui uma vista deslumbrante para o Castelo de São Jorge, o rio Tejo, a ponte 25 de Abril, o Parque Florestal de Monsanto e praticamente de toda a cidade. Neste miradouro pode encontrar um painel de azulejos que ilustra os pontos importantes que se pode observar dali, o que facilita a localização ao visitante.

Miradouro da Senhora do Monte

Zona abrangente – zona das calçadas da Graça e Santo André e Largo da Graça
Miradouro – Miradouro da Graça

No caso da colina de Santo André, abrimos uma excepção e apresentamos um segundo miradouro, porque não conseguimos decidir qual dos dois é o mais bonito. Não muito longe do Miradouro da Senhora do Monte, e também no bairro da Graça, pode encontrar o Miradouro da Graça. Aqui os visitantes poderão encontrar um pequeno quiosque e desfrutar da vista do Castelo de São Jorge e do rio Tejo, acompanhados de uma bela e fresca imperial!

Miradouro da Graça

3. Colina de Santa Catarina

Zona abrangente – zona desde o Largo de Camões até à Calçada do Combro
Miradouro – Miradouro de Santa Catarina

Mais conhecido como “Adamastor”, devido à estátua desta criatura mítica presente no local, é um dos miradouros mais usados como ponto de encontro para muito dos jovens lisboetas, devido à sua localização bem central e de fácil acesso, perto do Largo de Camões. A vista para a Ponte 25 de Abril, o porto de Lisboa e o Cristo Rei vale a pena a visita! No caminho, há um mini-mercado onde pode comprar uma cerveja fresca e algum snack para desfrutar uma tarde de fim-de-semana com os amigos.

Miradouro de Santa Catarina

4. Colina de Chagas

Zona abrangente – zona da Rua de Chagas e do Largo do Carmo
Miradouro – Elevador de Santa Justa

O elevador de Santa Justa foi construído na viragem para o século XX, pelo engenheiro Raoul Mesnier du Pomsard. Este miradouro permite-nos desfrutar de uma vista esplêndida sobre a Baixa, Rossio e Colina de São Jorge com o Castelo em todo o seu esplendor! Caso não tenha vertigens, é realmente uma vista sobre a cidade de Lisboa a não perder!

Miradouro de Santa Justa

5. Colina de São Roque

Zona abrangente – zona do Bairro Alto
Miradouro – Miradouro de São Pedro de Alcântara

No Jardim de São Pedro de Alcântara, o visitante pode encontrar bancos de pedra onde se pode sentar e relaxar enquanto aprecia uma vista lindíssima do Castelo de São Jorge e da encosta da Mouraria. Também é o local perfeito para colocar a leitura em dia e aproveitar o sol bastante frequente na cidade de Lisboa. Está localizado ao lado do Bairro Alto, entre o Chiado e Príncipe Real.

Miradouro de São Pedro de Alcântara

6. Colina de São Vicente

Zona abrangente – zona do bairro de Alfama e Convento de São Vicente de Fora
Miradouro – Miradouro de Santa Luzia

Um miradouro com uma vista magnífica de Alfama e do rio Tejo. Aqui podemos encontrar um painel de azulejos com as representações da Praça do Comércio como era antes do Terramoto de 1755, e do ataque ao Castelo de São Jorge. Um miradouro bem romântico em Lisboa com os seus azulejos, colunas, flores e plantas a enfeitar o local.

Miradouro de Santa Luzia

7. Colina de Sant’Ana

Zona abrangente – zona definida pela Rua de São José/Rua das Portas de Santo Antão, Rua da Palma/Largo do Martim Moniz e Praça da Figueira
Miradouro – Miradouro do Torel

Talvez seja o miradouro menos conhecido dos que aqui foram apresentados. É, por isso, considerado ainda um dos segredos da cidade de Lisboa. Localiza-se junto ao Campo Mártires da Pátria, na freguesia de Santo António. Daqui podemos ver a Colina de São Roque e o miradouro de São Pedro de Alcântara, de uma nova perspectiva. Por ser tão secreto, nem conseguimos apresentar uma foto aqui no blog. Terá mesmo de o ir ver com os seus próprios olhos! 🙂

Agora que já sabe porque é que se diz que Lisboa é a cidade das 7 colinas e de apresentar uma lista de alguns dos miradouros com as vistas mais bonitas de Lisboa, esperamos que tenha ficado com vontade de os conhecer na sua próxima viagem à capital! Além disso, o mais recente escritório da Auto Europe localiza-se em Lisboa. Se está à procura de uma nova oportunidade de trabalho, não hesite em contactar-nos.

Posted in Portugal, Sugestões. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *