Blog da Auto Europe


Os melhores lugares para ler

Os melhores lugares para ler

Vamos ser sinceros, muitos de nós gostam de ler um ou mais livros durante as férias. E de acordo com a mais recente pesquisa da Auto Europe, esse é o caso de muitos europeus também. Durante umas férias de duas semanas, um europeu moderno lê cerca de 2.4 livros. O mesmo estudo também mostra que os suecos lideram o ranking de leitura, lendo cerca de 3 livros num período de duas semanas de férias.

Indubitavelmente, a leitura é uma actividade que pode ajudar os viajantes a relaxar após a emoção de visitar uma nova cidade, perante os fusos horários e até mesmo depois de caminhar mais do que o habitual. As férias também são a altura perfeita para colocar a leitura em dia. As horas extras e o tempo livre permite-nos ler os livros e revistas que estão a acumular-se na mesa-de-cabeceira do quarto desde há meses. Para não falar dos dispositivos electrónicos, como o Kindle, que também podem ficar empoeirados durante a rotina do dia-a-dia.

Seja no papel, ou no ecrã, encontrar o lugar perfeito para ler durante as férias pode ser tarefa difícil. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para o ajudar a escolher os melhores lugares para ler o seu livro descansado e assim estar preparado na sua próxima viagem.

Os melhores lugares para ler

Na espreguiçadeira

Estas áreas paradisíacas de relaxamento oferecem a localização ideal para recuperar a leitura em atraso. Muitas vezes, as espreguiçadeiras são colocadas perto da praia ou da piscina, por isso, certifique-se de chegar com antecedência para encontrar um lugar vago. E depois que encontrou o lugar ideal, sabe qual o livro que vai ler? A nossa recomendação é o romance “A Praia” do Alex Garland.

Num banco do parque

Os leitores que não se incomodam com um pouco de barulho, serão recompensados com o ar fresco e a sombra agradável das árvores. Há também grandes probabilidades de existirem vendedores de rua com pipocas, gelados e refrigerantes. Também bastante provável, é encontrar um estranho amigável com uma história de vida fascinante sentado ao seu lado, tal como acontece no filme “Forrest Gump”, inspirado no romance de Winston Groom. A personagem principal do livro conta histórias da sua vida: a guerra do Vietname, os anos na universidade e as suas histórias de amor.

No assento do avião/comboio/autocarro

De longe, este é o lugar onde pode conseguir algum tempo de leitura de qualidade. Os ratinhos da biblioteca podem deliciar-se com algumas horas de leitura sem interrupção. E tantas histórias que foram criadas nestes lugares. Aconselhamos a leitura do “Comboio Nocturno Para Lisboa” de Pacal Mercier ou “A Rapariga no Comboio” de Paula Hawkins.

No carro

Encontre um lugar tranquilo numa colina, com vista para o campo ou para o mar e simplesmente estacione. Antes de se deixar levar pela história que está a ler, certifique-se de que o carro está parado, que o travão de mão está puxado e de que o motor está desligado. E agora sim, pode mergulhar no mundo da leitura sem distracções. E que livro ler? Recomendamos o best-seller “O Lado Selvagem” de Jon Krakauer, que conta a história de um jovem proveniente de uma família de classe alta que decide renunciar os seus bens materiais e pedir boleia até ao Alasca. Temos a certeza que vai ficar viciado na história.

Em frente a uma lareira

Este lugar só funciona se estiver frio lá fora, de preferência a chover ou até mesmo a nevar. A combinação de uma bebida quente, com uma mantinha felpuda e uma boa fogueira constitui o ambiente perfeito para uma boa sessão de leitura, até mesmo para aqueles que não são os maiores fãs. Este ambiente acolhedor também é perfeito para reunir as crianças e ler-lhes contos de fadas como “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” da colecção “As Crónicas de Nárnia”. Nesta Colecção, C S. Lewis escreve sobre as crianças que defendem a Terra de Nárnia da Bruxa Branca e do Inverno Profundo.

No café

Outra localização perfeita para relaxar e ler um livro é num café. Existe algo de encantador no facto de se sentar numa mesa de um café e ler um bom livro. Se é como os personagens da série televisiva “Friends”, com certeza que se vai sentir confortável na sua mesa habitual e desfrutar da sua leitura. Um clássico “O Sol Nasce Sempre” de Ernest Hemingway, fala sobre o café Parisiense “La Rotonde”. Este famoso café foi o ponto de encontro preferido de outros intelectuais influentes, como Gertrude Stein, F. Scott Fitzgerald e T.S. Eliot.

Na biblioteca

Para leitores difíceis, não há lugar melhor! Especialmente se o destino de férias for uma cidade com uma biblioteca famosa. Dar uma vista de olhos às colecções locais e estar rodeado pela arquitectura extravagante é suficiente para inspirar qualquer pessoa a ler o seu romance favorito. “A Biblioteca Invisível” de Genevieve Cogman, ou “A História Interminável” de Michael Ende, são romances clássicos, ideias para serem lidos numa biblioteca. Ainda melhor seria, se pudesse encontrar as publicações originais!

Na casa-de-banho

Não há como negar que, se todos os outros lugares falharem, a casa-de-banho é o lugar certo. É estranho? Talvez, mas este recurso de última hora garante privacidade, pelo menos. Neste momento já adivinhou a nossa sugestão de leitura? “A Guerra dos Tronos”, o primeiro romance da série de fantasia “As Crónicas de Gelo e de Fogo” de George R. R. Martin. É uma história incrível sobre a luta de poder entre os Sete Reinos e a ameaça iminente do Rei da Noite. É uma história tão emocionante que não vai conseguir parar de ler.

Alguma das nossas sugestões é do seu interesse? Qual o livro que está a ler neste momento? Partilhe também os seus lugares de leitura preferidos no espaço de comentários abaixo. Boas leituras 🙂

Posted in Hábitos de férias. Bookmark the permalink.

One Response to Os melhores lugares para ler

  1. Pingback: Dicas para os viajantes solitários | Blog Auto Europe

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *