Blog da Auto Europe


Os extras e as taxas locais

Os extras e as taxas locais

A satisfação dos nossos clientes é primordial para a Auto Europe (não apenas porque gostaríamos que nos continuasse a escolher no momento de alugar um carro, mas também porque acreditamos no bom Karma que resulta de um trabalho bem feito). Como tal, despendemos tempo e recursos na tentativa de aperfeiçoar as informações que fornecemos aos nossos clientes. Os extras e as taxas locais podem ser bastante confusas, pelo que tentamos garantir a todo o custo que os nossos clientes tenham todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada ao seleccionar uma oferta ou uma empresa de aluguer nossa parceira. As taxas locais são decididas e aplicadas pela empresa de aluguer local. A Auto Europe não tem qualquer controlo ou poder sobre as taxas aplicadas e o seu valor. Contudo, tentamos lista-las de uma forma tão pormenorizada quanto possível, na secção dos “Detalhes da tarifa”, que pode encontrar nos resultados da pesquisa no nosso motor de reservas e no voucher de confirmação. Decidimos fazer um artigo especialmente para os extras e taxas locais, onde explicamos algumas delas.

Combustível

Existem duas principais políticas de combustível: “cheio-cheio” e “cheio-vazio”. A opção “cheio-cheio” significa que o cliente levanta o carro com o tanque de combustível cheio e deve devolve-lo igualmente cheio. Nesta opção, o cliente só paga efectivamente pelo combustível que utilizar. A opção “cheio-vazio” significa que o cliente levanta o carro com o tanque de combustível cheio, pelo qual terá de pagar no momento do levantamento do carro e deve devolver o veículo com o tanque o mais vazio possível, já que não haverá reembolso pelo combustível que ficar no tanque. É importante saber que o preço cobrado pelo combustível é superior aos preços praticados pelas bombas de gasolina. Além disso, as empresas aplicam uma taxa de serviço adicional juntamente com o valor do tanque. Este tipo de política de combustível é bastante comum em empresas low cost no sul da Europa (principalmente em Espanha e Portugal, mas também existe em outros países). Algumas empresas locais aplicam as duas políticas de combustível, dependendo do número de dias do aluguer.

Taxa de condutor jovem/sénior

Condutor com idade inferior a uma determinada idade, ou com idade superior a uma determinada idade (a idade exacta depende da empresa de aluguer, localização e categoria do veículo) está sujeito ao pagamento de uma taxa extra ao alugar um carro. Isto acontece porque as companhias de seguros cobram mais nesses casos, pelo que as empresas locais cobram uma taxa extra para abranger esse custo extra.

Taxa de sentido único (one way)

Se o cliente levantar o veículo num balcão e o devolver em outro, as probabilidades de ter de pagar uma taxa extra por esse serviço são grandes. Isto acontece devido à gestão de frotas, já que o carro terá de ser enviado para o balcão original. Há empresas que não aplicam esta taxa se o levantamento e a devolução ocorrem em balcões próximos ou em balcões localizados dentro de um mesmo país. Mas se os balcões são em países diferentes, garantidamente que terá de pagar pela taxa de sentido único. Ao fazer a reserva no nosso website, o cliente recebe um aviso sobre a taxa de sentido único. É possível ver a taxa listada no momento da reserva online nos “Detalhes da tarifa” e no voucher de confirmação.

Taxa por viajar para outros países

O cliente deve sempre avisar a Auto Europe se desejar viajar para outros países, mesmo se pretende devolver o carro alugado no mesmo balcão em que o levantou. Nestes casos será frequentemente – embora não seja sempre – aplicada uma taxa extra. Isto acontece porque a condução para fora das fronteiras nacionais exige um seguro adicional. Se o cliente decidir conduzir para outros países sem ter informado a empresa local, não tem esse seguro activo e o carro não está coberto fora do país do aluguer. Na verdade, nessas situações é considerado ilegal conduzir noutros países.

Seguros

Todos os carros alugados através da Auto Europe possuem o pacote de seguros básico e obrigatório para se poder conduzir num determinado país. O cliente precisa de estar atento porque a este pacote de seguros básico, está sempre associada uma franquia pela qual o cliente é responsável em caso de danos ou furto da viatura de aluguer. O valor da franquia depende da empresa de aluguer, localização, categoria do veículo, etc., não existindo por isso um valor universal. A caução bloqueada no cartão de crédito do condutor principal corresponde geralmente à soma do valor da franquia, combustível e IVA (caução = franquia + combustível + IVA).  A esta soma também pode ser adicionada o valor de uma diária, para o caso de o cliente devolver o veículo mais tarde do que o acordado no contrato de aluguer. No balcão da empresa local, pode comprar um seguro extra para reduzir o valor da franquia ou para cobrir partes do carro que não estão geralmente cobertas pelo pacote de seguros básico (vidros, rodas, por exemplo). O cliente pode consultar todas as excepções nos termos e condições da sua reserva com a Auto Europe e no seu contrato de aluguer assinado com a empresa local. Por vezes, os colaboradores da empresa local podem ser um pouco insistentes na venda dos seguros locais, mas o cliente deve ter a noção de que este seguro é opcional e de que o cliente (cumprindo todos os requisitos para o levantamento do carro) está no seu direito de se recusar a adquirir esse serviço se o considera desnecessário.

Pneus de Inverno

Existem muitos países onde os pneus de Inverno são obrigatórios durante alguns meses do ano. Algumas empresas locais já incluem os pneus de Inverno no preço original do aluguer, outras empresas cobram uma taxa extra pelos pneus de Inverno. O cliente pode sempre verificar nos “Detalhes da tarifa” se os pneus de Inverno estão incluídos na reserva ou se tem de pagar mais por eles. O cliente também pode telefonar para o nosso Departamento de Reservas para esclarecer as suas dúvidas.

Taxa de condutor adicional

Todo o condutor adicional deve ser incluído no contrato de aluguer para ser coberto pelo seguro. Por vezes, existem algumas promoções que incluem um condutor adicional gratuito na reserva (como o nosso Pacote Gold Rate nos EUA), mas normalmente um condutor adicional significa pagar uma taxa extra à empresa de aluguer local.

Equipamentos adicionais (suporte para ski’s, GPS, cadeiras de criança)

Todos estes equipamentos extra são pagos localmente no balcão de aluguer. Por vezes, pode encontrar nos “Detalhes da tarifa” o valor aproximado para cada um destes itens. Apesar de poder informar a empresa de aluguer no momento do levantamento de que deseja este ou aquele equipamento, corre o risco deste não estar mais disponível. Por isso, aconselhamos a que informe a Auto Europe dos equipamentos que vai precisar, para que possamos reserva-los junto da empresa local e assim garantir a sua disponibilidade no momento do levantamento do carro.

Importante: Leia sempre a secção dos “Detalhes da tarifa” existente no nosso website no momento da reserva para obter mais informações sobre os extras e as taxas locais. Estes valores também estão presentes no seu voucher de confirmação. Se tiver dúvidas e preferir esclarecer as suas questões com um agente de reservas, entre em contacto com o nosso departamento de reservas através do número gratuito para Portugal antes, durante ou depois do aluguer. Estamos disponíveis 7 dias por semana, para o ajudar em todos os momentos do seu aluguer de carros com a Auto Europe.

Posted in Informações de Serviços. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *