Blog da Auto Europe


Oktoberfest para principiantes

Sendo considerado o maior festival da cerveja do mundo, o Oktoberfest já está à porta e a edicão deste ano irá decorrer entre 17 de Setembro e 3 de Outubro. O festival tradicionalmente começa com um bonito cortejo onde tomam parte os latifundiários e cervejarias da região, e todos os participantes vestem-se a rigor, com trajes bávaros e cavalos elegantemente decorados. Conheça um pouco mais do alemão falado na Baviera com o nosso mini-dicionário e impressione os seus amigos durante a festa com os seus conhecimentos!

Mas antes disso, algumas informações importantes:

Onde

O Oktoberfest acontece todos os anos no centro de Munique. A área é denominada de Theresienwiese (Prado da Teresa) ou Wiesen e é um terreno aberto com mais de 40 hectares.

Como chegar

Existem quatro estações de metro para quem vai para o Wiesen:
Theresienwiese: U4 & U5
Schwantalerhöhe: U4 & U5
Goetheplatz: U3 & U6
Poccistrasse: U3 & U6

Comboios suburbanos :
Hackerbrücke: S1, S2, S3, S4, S6, S7, S8

Horário de funcionamento

Durante a semana: 10:00 – 23:30
Horário de venda das cervejas: 10:00 -22:30

Fins-de-semana: 09:00 – 23:30
Horário de venda das cervejas: 09:00 -22:30

Excepção: A Weinzelt e Käfers Wiesnschänke. Nesta última (popular entre as celebridades), poderá comprar bebidas até à meia-noite e meia. A Weinzelt é uma tenda de vinhos onde se servem espumantes, champanhe e vinho. Esta tenda fecha à 1 da manhã.

Novas regras de segurança

Tendo em conta os recentes acontecimentos, a organização do Oktoberfest decidiu aumentar as medidas de segurança durante para este ano. As bolsas serão revistadas em todas as entradas e é estritamente proibida a entrada no recinto com itens volumosos, mochilas pesadas ou qualquer bolsa/saco/mochila com capacidade superior a 3 litros. Todo o recinto do Wiesen será cercado e não será possível entrar na área do festival sem passar por um controlo de segurança.

As estações de metro na área do Oktoberfest irão também sofrer algumas alterações temporárias, de forma a evitar que grandes multidões cheguem às estações ao mesmo tempo.

Estacionamento

Por razões óbvias, recomendamos que deixe o seu aluguer de carros em Munique no estacionamento da sua acomodação, uma vez que as opções de parques de estacionamento na vizinhança do recinto serão muito escassas. Além disso, e tendo em conta que este é um festival de cerveja, poderá aproveitar ainda mais, se não tiver a responsabilidade de conduzir no final da festa.

Em alternativa, poderá utilizar um dos muitos parques de estacionamento Park & Ride espalhados pela cidade e apanhar um dos meios de transporte públicos para o recinto do festival.

E agora, vamos aperfeiçoar as suas habilidades linguísticas!

A
Augustiner Bräu – cerveja local, considerada por muitos a melhor de Munique.

B
Bier – cerveja
Brezn – (Pretzel)pão tradicional em forma de nó, seco e crocante.

D
Dirndl – vestido típico da região da Baviera.

G
Grüß Gott – forma de cumprimento/despedida utilizado no sul da Alemanha, principalmente na Baviera que significa qualquer coisa como “que Deus te cumprimente”

H
Hendl – frango assado
Halbes Hendl – meio frango assado
Helles – tipo de cerveja tradicional de Munique

I
Is da noch frei? – Este lugar está livre?

L
Lederhose – Calcões tradicionais em pele

M
Maß – um litro de cerveja
Minga – Munique em bávaro

O
Oide Wiesn – antigo Oktoberfest, tendas de Oktoberfest tradicionais

P
Prost! – saúde (brinde)!

R
Radler – cerveja com sumo de limão

S
Servus! – Olá ou adeus (depende da situação)

T
Theresienwiese – o recinto aberto onde o Oktoberfest acontece
Tracht – trajes típicos

W
Wiesn – outro nome dado recinto aberto onde o Oktoberfest acontece

Z
Zelt – tenda

As principais cervejarias de Munique já montaram as suas gigantescas tendas no recinto do Oktoberfest. Durante o período do festival, as tendas enchem muito rapidamente e pode-se tornar difícil entrar sem uma reserva. Geralmente as tendas têm Biergartens onde, depois de algum tempo na fila, poderá finalmente comprar a sua cerveja e desfrutar da atmosfera festiva. O preço da cerveja anda à volta dos 10€.

Agora que já conhece o vocabulário mais importante, e caso venha a participar deste festival, poderá com certeza mostrar os seus conhecimentos linguísticos enquanto aproveita a festa!

Posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *