Blog da Auto Europe


Oktoberfest: a festa da cerveja e das bratwursts

Prost! A esta altura do ano milhares de turistas viajam para Munique para celebrar o seu amor incondicional pela cevada no Oktoberfest.  No dia 20 de Setembro começa a mais famosa festa da cerveja do mundo, por isso vista o seu lederhosen e o seu dirndl, desenferruje o seu alemão e aproveite essas duas semanas de pura diversão.

Em baixo encontra algumas informações que poderão ser interessantes.

O que é preciso saber sobre o Oktoberfest

Oktoberfest-1O Oktoberfest é celebrado todos os anos, 16 dias antes do primeiro domingo de Outubro. A primeira edição do festival aconteceu em 1810 para celebrar o casamento entre o príncipe Ludovico da Baviera e Teresa da Saxónia. A festa foi tão apreciada pelos cidadãos que apartir daí passou a ser realizada todos os anos. A edição de 2014 começa no dia 20 de Setembro e acaba no dia 5 de Outubro.O festival tem o seu palco em Theresienwiese, um parque a cerca de 20 minutos a pé do centro da cidade. É bastante acessível com transportes públicos e estes são reforçados durante o período do festival. São montados barracões para as cervejarias locais, bem como tendas de musica, barracas e quiosques onde se podem adquirir recordações, comidas e outros tipos de bebida. Também encontra um posto de Polícia, um posto de primeiros socorros e o Luna Park onde se podem encontrar atrações para todas as idades.

A cerveja

No maior festival de cerveja do mundo, as famosas Hacker-Pschorr, Paulaner, Spaten, Hofbräu, Löwenbräu e Augustiner são as cervejas de serviço. Serão duas semanas onde poderá apreciar o estimado sumo de cevada no seu mais puro estilo bávaro. É preciso estar sentado para poder consumir no festival. As cervejas são vendidas ao Maß (1 litro) e custam cerca de 10 €.

As tendas 

Mais de uma dezena de tendas de cerveja e 100.000 lugares são garantidos para o festival, apesar da afluência dos visitantes ser bem maior. Por esse motivo, entrar nas tendas não é uma tarefa fácil. Durante a semana de manha, existem grandes possibilidade de se conseguir entrar. Ao fim de semana o cenário e o oposto. Pode-se ficar nas filas por horas sem se conseguir entrar. A entrada para as tendas é gratuita.

Oktoberfest-BreakfastReservar uma mesa é quase impossível. A maior parte é reservada por empresas e clientes previlegiados e com mais de um ano de antecedência. É preciso ter atenção ao comportamento dentro da tenda. Os seguranças estão em todo o lado e não hesitarão em acompanhar alguém directamente ao posto da polícia, se essa pessoa estiver a incomodar o resto dos visitantes. Mochilas grandes não são permitidas e não se pode sair com as canecas vazias. É proibido fumar e entrar com animais.

As tendas estão abertas das 10 às 22:30 durante a semana e das 9 às 22:30 aos fins de semana e feriados. Além da cerveja pode-se provar os pratos típicos da Baveria, como Brezel, frango assado com batatas, pernil de porco, pato e chucrute. Logo de manha pode-se também provar o pequeno almoço tradicional: würstel branco com mostarda e uma caneca de cerveja branca. Em cada tenda existe uma banda que anima o espaço com música tradicional e não só. E para os estusiastas da dança, é permitido dançar nos bancos mas não nas mesas.

O programa

Wiesn-2014Esta edição tem o seu início na sábado, dia 20 de Setembro. Durante a cerimónia de abertura, O’zapft is, o Presidente da Câmara faz a abertura oficial da festa ao abrir o barril com um martelo num gesto simbólico. Isso acontece ao meio dia e apartir daí já se pode beber. Antes da abertura solene há um desfile que marca a grande entrada dos latifundiários e das cervejarias no parque de Theresienwiese. É o prelúdio oficial para a abertura do festival e envolve cerca de 1000 participantes incluindo a familia dos latifundiários em carruagens decoradas, as empregadas de mesa em carros alegóricos e todas as marcas de cerveja do festival. No domingo, dia 21 faz-se o desfile de trajes tradicionais pelas ruas da cidade, que é também transmitida pela televisão. Durante as duas semanas do Oktoberfest não faltará diversão, entre as quais destacamos o dia dedicado à família em que os bilhetes para as atrações do Luna Park terão um preço reduzido.

Posted in Alemanha, Dicas, Europa, Eventos, Família, Sugestões. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *