Blog da Auto Europe


O meu primeiro aluguer de carros - Condutor jovem

O meu primeiro aluguer de carros – Condutor jovem

Depois de todo o stress para passar no exame de código e de condução, agora já é o feliz titular de uma carta de condução e está pronto para se fazer à estrada numa aventura com os amigos. Sendo um condutor jovem, com pelo menos um ou dois anos de condução (dependendo da empresa de aluguer), tem luz verde para efectuar o seu primeiro aluguer de carros.

A Auto Europe oferece aos condutores jovens, a possibilidade de alugar um carro com diversas empresas de aluguer em todo o mundo. Os carros disponíveis para alugar a condutores jovens pertencem, geralmente, às categorias Mini e Económica. Às vezes, a empresa local pode oferecer um upgrade para a categoria compacta. Como um condutor jovem, no entanto, aconselhamos a que esteja atento a alguns requisitos básicos e a aprender algumas informações sobre aluguer de carros.

Idade mínima
As empresas consideram os condutores com idade entre os 19 anos (para algumas empresas 18 anos) e os 24 ou 25 anos como condutores jovens.

Cartão de cidadão e carta de condução
No momento do levantamento do carro, o condutor deve apresentar um cartão de cidadão ou passaporte, dependendo do país onde está a alugar o carro. Na maioria dos casos, o condutor deve apresentar uma carta de condução válida há pelo menos 1 ano. Para algumas empresas, esse requisito estende-se aos 2 anos.

Cartão de crédito
É obrigatório apresentar um cartão de crédito válido a nome do condutor principal no momento do levantamento do carro. Este é um requisito obrigatório para que a empresa local possa fazer o bloqueio da caução. Independentemente do método de pagamento utilizado para fazer a reserva online, os condutores são obrigados a deixar uma caução de segurança para o veículo alugado. Esta caução corresponde ao valor mínimo = franquia + combustível + IVA, bloqueado num cartão de crédito internacional em nome do condutor principal (depósitos em dinheiro, maestro, switch, visa electron, cartões de crédito pré-pagos e qualquer cartão de débito não são aceites). Como tal, o cartão de crédito utilizado não pode ser o dos pais. O cartão de crédito deve ter o nome e o apelido do condutor principal escrito nele, não bastando apenas o apelido ser igual. O valor bloqueado será devolvido na totalidade no final do aluguer, desde que o veículo seja devolvido nas mesmas condições em que o recebeu.

Por vezes, a empresa local pode oferecer um seguro adicional para cobrar uma caução mais baixa num cartão de débito. No entanto, esta é apenas uma excepção e não a regra das empresas de aluguer. Por isso, deve confirmar se existe essa possibilidade antes de fazer a reserva. Para isso, contacte o nosso Departamento de Reservas no número verde para Portugal 800 180 408 para que os agentes de reservas o possam ajudar com todas as suas dúvidas.

Taxa de condutor jovem
Todos os condutores jovens são obrigados a pagar uma taxa extra – designada de taxa de condutor jovem – sendo que o seu valor depende da empresa de aluguer. Regra geral, a taxa varia entre os 5€ e os 30€ por dia na Europa. O cliente pode ver o valor da taxa de condutor jovem para cada oferta no nosso website em “Detalhes da tarifa”.

Condutor adicional
Se outra pessoa quiser inscrever-se como condutor adicional para poder conduzir o carro alugado também, essa pessoa terá de pagar uma taxa de condutor adicional, para além da taxa de condutor jovem, se tiver 25 anos de idade ou menos.

Posted in Informações de Serviços. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *