Blog da Auto Europe


Castanhas Assadas - Magusto

O dia de São Martinho

O dia de São Martinho está aí a chegar, um dia que apesar de não ser feriado, é bastante celebrado de norte a sul de Portugal. Aproveitemos então o momento para relembrar as tradições deste dia no nosso país.

Em Portugal utiliza-se um termo mais específico para a festa que se faz neste dia – o Magusto.

E o que é, afinal, o Magusto?
É uma festa popular realizada no dia de São Martinho em que se tem por hábito comer castanhas e beber o vinho novo, jeropiga ou água-pé, dependendo da zona do país.

Vinho Novo
Termo utilizado para o vinho acabado de fazer com a última colheita de uvas no Verão que ainda há pouco terminou. É nesta altura do São Martinho que se prova o vinho novo e se atestam as pipas.

Jeropiga
Bebida tradicional portuguesa, preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, originando uma bebida com mais teor de álcool que o vinho.

Água-pé
Bebida tradicional portuguesa, que resulta da adição de água ao bagaço de uva tendo por isso menos teor de álcool que o vinho.

A Lenda de São MartinhoA Lenda de São Martinho | Auto Europe
Martinho ia montado no seu cavalo num dia de grande tempestade quando viu um mendigo praticamente despido, cheio de frio, que lhe estendeu a mão a pedir ajuda. Martinho não pensou duas vezes e decidiu de imediato ajudar o mendigo. Desmontou do seu cavalo, cortou a sua capa ao meio com a sua espada, e deu uma das metades ao mendigo. Com a outra metade da capa, preparava-se Martinho para continuar a sua viagem no meio da tempestade quando, de repente, a tempestade desapareceu, o céu ficou limpo e o sol brilhou no céu azul. Desde então, espera-se sempre por um dia solarengo no dia de São Martinho.

Nas escolas, faz-se uma fogueira com as agulhas dos pinheiros e pinhas. Assam-se as castanhas nessa fogueira e guardam-se num cartucho de jornal. As crianças fazem uma grande roda à volta da fogueira e cantam canções alusivas ao São Martinho. Em casa, as famílias podem assar as castanhas na lareira, e acompanham com o vinho novo, jeropiga ou água-pé. Também podem cozer as castanhas com erva-doce (também conhecida como Anis ou Funcho), a qual deixa um sabor bem único na castanha.

Em que região está? Como costuma celebrar o São Martinho? Partilhe connosco as suas experiências e tradições neste dia no espaço dos comentários abaixo e/ou através do nosso Facebook.

Pode obter mais informações sobre aluguer de viaturas em Portugal e em todo o mundo através do nosso website ou através do telefone gratuito para Portugal 800 180 408.

A equipa da Auto Europe deseja-lhe um feliz Magusto e feliz dia de São Martinho!

Posted in Família, Portugal. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *