Blog da Auto Europe


Manutenção do carro no Inverno

Manutenção do carro no Inverno

Como uma das empresas líderes mundiais de aluguer de carros, a Auto Europe preocupa-se, não só com a qualidade dos serviços de aluguer de carros, mas também se preocupa com a satisfação geral dos seus clientes. No nosso blog pode encontrar bastantes dicas úteis relacionadas com carros, aluguer de carros e viagens em geral. Hoje vamos descrever os cuidados básicos para fazer a manutenção do carro no Inverno.

Com a estação do ano mais fria em pleno andamento, acreditamos que é importante dar ao seu carro o cuidado adequado, a fim de manter a sua funcionalidade. E apesar de que em algumas zonas de Portugal o Inverno é bastante simpático, noutras zonas podemos assistir a um Inverno bem rigoroso.

Para começar, planeie um check-up antes de o Inverno começar.

Bateria

Faça um teste à sua bateria antes de o Inverno chegar. As probabilidades são de que a bateria fique mais fraca durante um inverno mais rigoroso. A nossa dica é de investir numa boa bateria, se necessário, antes de o Inverno começar. Assim evita ficar com o carro parado no frio!

Escovas

As escovas do limpa-pára-brisas devem ser substituídas uma ou duas vezes por ano. O ideal seria que a substituição ocorresse antes de o Inverno começar, já que o frio pode causar danos na borracha. Uma dica é deixar as escovas do limpa-pára-brisas separadas do pára-brisas durante a noite (p.e. com uma protecção colocada sobre o pára-brisas) por forma a evitar que se colem nas noites mais geladas.

escovas-do-para-brisas

Luzes

Como os dias são mais curtos no Inverno, as luzes do carro são mais utilizadas do que o habitual. Certifique-se de verificar todos os seus faróis e lâmpadas antes de sair para uma viagem, e de ter consigo um conjunto sobressalente, para o caso de necessidade. Limpe as luzes e esfregue-as com cera de carro para uma protecção adicional. Uma vez seca, retire-a e ficará com uma superfície que fica mais difícil de a lama/sujidade se agarrar a essas zonas.

Vidros

Uma maneira fácil de proteger as janelas, é cobrindo-as com uma protecção durante a noite. Nunca subestime o poder da sujidade que acaba nas janelas dos carros. Tenha sempre o tanque da água do limpa-pára-brisas cheio de anticongelante. O ar condicionado e a sofagem desempenham também um papel importante na limpeza dos vidros do carro, permitindo reduzir a humidade no ar.

Óleo do motor

As baixas temperaturas podem ter um efeito prejudicial no motor do carro, uma vez que o óleo tende a engrossar, o que causa mais trabalho para o motor. Como no mercado existem óleos de diferentes viscosidades, é essencial que saiba qual é o tipo de óleo que o seu carro precisa. A quantidade certa de óleo do motor apropriado para o inverno irá melhorar definitivamente o desempenho do motor.

Anticongelante

Em zonas mais frias, o anticongelante é um item obrigatório durante o inverno. Ele irá proteger o seu motor não só do congelamento ou aquecimento, mas também irá ajudar contra a corrosão provocada pelo ar húmido. O sistema de arrefecimento do motor leva, normalmente, metade de anticongelante e metade de água destilada, para manter a temperatura estável.

Anticongelante

Pneus

Ninguém quer passar o inverno a conduzir um carro com os pneus desgastados ou carecas. Há acidentes ou situações perigosas que facilmente podem ser evitados substituindo os pneus velhos por pneus novos adequados. Em alguns países é obrigatório utilizar os pneus de Inverno durante esta altura. Não queira poupar em demasia na compra de pneus mais baratos, pois a sua segurança pode estar a ser colocada em causa. Para condições de inverno extremas e paisagens montanhosas, certifique-se de seguir os regulamentos do país em causa e equipar o seu carro com pneus de inverno adequados às condições climatéricas da zona.

Pneus

Tapetes do carro

E importante ter os tapetes do carro em boas condições já que eles ajudam a manter a sujidade, lama e água fora do chão do carro. Os tapetes são importantes na apresentação visual do carro, mas também são de grande importância na protecção contra a corrosão.

E são estas as nossas sugestões de manutenção do carro no Inverno. Se tem mais alguma sugestão quanto a este tema, por favor deixe o seu comentário abaixo. Agradecemos todas as dicas e sugestões!

Posted in Dicas, Informações. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *