Blog da Auto Europe


Limites de Velocidade

O primeiro país a impor um limite de velocidade foi o Reino Unido, em 1865. O límite era de 10mph (16 km/h), mas acabaram por decidir que esse eram um limite de velocidade demasiado temerário e reduziram-no para 4 mph (6 km/h). Certo indivíduo de nome Waltor Arnold decidiu que a lei não se aplicava a si e foi apanhado a conduzir à velocidade alarmante de 8 mph (13 km/h) a 28 de Janeiro de 1896, tornando-se na primeira pessoa na história a receber uma multa por excesso de velocidade.

Os limites de velocidade podem ter subido ligeiramente ao longo dos anos, mas não são de forma alguma universais, sendo que diferentes países (e por vezes diferentes regiões dentro de um mesmo país) definem diferentes limites de velocidades. Seguem-se alguns limites de velocidade que lhe podem ser úteis nas suas viagens.

Espanha

Autoestradas: 120 km/h
Estradas com dupla pista de rodagem: 100 km/h
Estradas com uma única pista de rodagem: 90 km/h
Zonas urbanas: 50 km/h

 

Portugal

Autoestradas: 120 km/h
Vias Reservadas: 100 km/h
Estradas nacionais: 90 km/h
Zonas urbanas: 50 km/h

É de notar que muitas estradas nacionais atravessam vilas ou cidades, sobretudo no interior do país, e que nesses casos é frequente existirem semáforos de controlo de velocidade à entrada e saída das localidades.

 

Alemanha

Autoestradas: Não há limites, mas existe uma velocidade máxima recomendada de 130 km/h.
Outras estradas: 100 km/h
Zonas urbandas: 50 km/h

É do conhecimento geral que as Autobahns alemãs não têm limite de velocidade. Apesar de isso ser normalmente verdade, existem excepções. Determinadas secções de autoestrada têm limite (por vezes fixos, por vezes dinâmicos), entre 80 e 130 km/h.

 

UK

Autoestradas: 70 mph
Estradas com dupla pista de rodagem: 70 mph
Estradas com uma única pista de rodagem: 60 mph
Zonas urbanas: 30 mph

Os Estados Unidos e o Reino Unido são praticamente os únicos países no mundo em que os limites de velocidade são determinados em Miles Per Hour (Milhas por hora). Tanto os carros como os sinais de trânsito nesses países utilizam essa unidade de medida de velocidade.

 

Estados Unidos da América

Os limites de velocidade nos Estados Unidos variam bastante entre estados e por vezes dentro do mesmo estado. Os limites podem ir desde 60 mph no Havai até 80 mph em zonas do Texas. Contudo, os limites de velocidade mais comuns são 70 mph nos estados da costa leste e 75 mph nos estados da costa oeste. É ainda de ter em conta que determinadas zonas estabelecem limites diferentes durante o dia e durante a noite.

Chamo ainda a atenção para o facto de a legislação na maior parte dos país declarar que independentemente dos limites de velocidade numa determinada estrada, a velocidade deve ser sempre adequada para as condições da estrada (portando, sendo condicionada por factores com trânsito, visibilidade, condições meteorológicas, etc.)

Posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *