Blog da Auto Europe


Jogos divertidos para longas viagens de carro

Jogos divertidos para longas viagens de carro

De acordo com os resultados de uma pesquisa encomendada pela Auto Europe, os europeus jogam no carro o jogo “O que eu vejo” 1543 vezes ao longo das suas vidas. Isso significa que se joga o mesmo jogo muitas vezes. Hoje em dia, existem muitos jogos que podem manter as crianças e os adultos entretidos durante as viagens de carro. Em seguida, apresentamos os nossos jogos favoritos.

Jogos e actividades para as crianças

Quando faz uma longa road trip, a melhor forma de manter as crianças entretidas é a jogar. Afinal, não queremos que as nossas crianças se sintam aborrecidas e comecem a fazer birras. Apesar de o jogo mais famoso nas viagens de carro “O que eu vejo” ser divertido, também nos parece uma boa ideia jogar outros jogos. Sugerimos abaixo os 5 melhores jogos e actividades para brincar com as crianças em longas viagens de carro.

Jogos & Actividades para crianças

1. Jogos de tabuleiro em formato de viagem

A maioria dos jogos de tabuleiro mais famosos vende-se hoje em dia em formato de viagem. Assim, pode leva-los consigo nas viagens de carro com a família e as crianças vão adorar poder jogar o Monopólio, Quem é quem, ou o Cluedo quando estiverem dentro do carro. É importante criar um bom ambiente para poderem jogar o jogo dentro do carro. Normalmente o apoio de braço no meio do banco traseiro pode funcionar como uma mesa perfeita para os seus filhos. A parte boa dos jogos de tabuleiro de tamanho de viagem é que os pode jogar quando chegarem ao seu destino também. Entretenimento duplo!

2. Leitor de DVD portátil

As crianças são automaticamente cativadas pela televisão e pela música. Não importa se é a favor ou contra as crianças verem televisão, a verdade é que este meio de comunicação as mantém ocupadas por várias horas, permitindo que o condutor se possa concentrar na estrada e no trânsito. Um leitor de DVD portátil e alguns DVD’s podem ajudar a lidar com uma birra ou com uma criança que se aborrece com facilidade. Os leitores de DVD portáteis podem ser comprados em qualquer loja que venda material electrónico ou pode optar por instala-los directamente na parte detrás dos bancos da frente.

3. Quiz educativo

Não há melhor maneira de manter os seus filhos ocupados e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes alguma coisa do que com um Quiz educativo. Dependendo do assunto e das perguntas que lhes quer fazer, este tipo de jogo pode requerer algum tipo de preparação. Um dos tópicos mais populares para um quiz deste género, é fazer perguntas sobre o destino da vossa viagem. Pode ir buscar informação a um guia de viagem, por exemplo. Se for bem feito, atractivo e divertido, pode manter os seus filhos ocupados e, ao mesmo tempo, estão a aprender mais sobre a história da cidade e/ou do país que vão visitar.

4. O jogo do alfabeto

Este jogo é dos mais antigos a serem jogados em viagens de carro e ainda assim consegue manter as crianças ocupadas durante horas a fio. As regras do jogo são simples. O participante tem de encontrar um sinal ou uma placa de rua ou de um edifício que comece pela letra “A”. O jogo continua até se percorrerem todas as letras do alfabeto. Por exemplo, se encontrar uma placa de 2 palavras, como por exemplo Burger King, esta pode ser usada tanto para a letra “B” como para a letra “K”. Tal como acontece com todos os jogos do alfabeto, as letras mais difíceis de encontrar são J, Q, X e Z. O primeiro jogador a encontrar sinais ou placas de todas as letras do alfabeto ganha o jogo.

5. Pontos e quadrados

Perfeito para longas viagens, este é um jogo em que apenas precisa de um lápis e de uma folha de papel quadriculado. O jogo começa com uma grelha de pontos, e o jogador tem de fazer uma linha a unir 2 pontos. A linha pode ser feita tanto na vertical, como na horizontal. Depois o adversário terá de fazer o mesmo, e assim sucessivamente até conseguirem criar um quadrado. Quando o jogador cria um quadrado, irá escrever a letra “X” ou a letra “O” ou mesmo a inicial do seu nome, dentro do quadrado criado por si. O objectivo deste jogo é criar mais quadrados que o adversário. Claro que durante o processo, ambos têm de estar atentos para evitar que o outro complete o quadrado. É um jogo similar ao mais famoso Jogo do Galo, uma outra boa opção para que as crianças possam treinar as suas tácticas e estratégias.

Jogos e actividades para os adultos

Não são apenas as crianças que podem ficar aborrecidas em longas viagens de carro. Ao fazer uma road trip com amigos, ou mesmo numa viagem a dois, também acontece que se fica sem nada para fazer e o tempo custa a passar. Para essas situações, decidimos criar uma lista dos 5 melhores jogos e actividades para adultos em longas viagens de carro.

Jogos & Actividades para adultos

1. Enquanto estavas a dormir

As regras são simples e requerem que os passageiros adormeçam em algum momento durante a viagem. Enquanto o passageiro está a dormir, os outros inventam uma história. Assim que o passageiro acordar, os outros colegas irão contar essa história, um de cada vez, de acordo com o que foi combinado. O sistema de pontos é bem simples: se alguém quebra o carácter, perde 1 ponto; se alguém sai do roteiro, outro colega pergunta “Tens a certeza?” e então essa pessoa é silenciada e perde 2 pontos; se o passageiro que acordou acreditar na história, cada contador da história recebe 3 pontos; se, pelo contrário, o passageiro adormecido engana o carro e junta a história correctamente, ele rouba os pontos dos outros participantes. Ganha quem tiver mais pontos no fim da road trip.

2. Ler um livro/Ver um filme

Ler um livro ou ver um filme não é apenas uma óptima forma de passar o tempo para as crianças, mas também para os adultos. O tempo voa quando estamos a ler um livro interessante ou a ver um óptimo filme. Prepare-se para as longas viagens, com a colecção dos seus filmes favoritos ou aqueles que estão na lista dos filmes a ver, mas que durante o dia-a-dia nunca encontra o tempo necessário para o fazer.

3. Ouviste falar?

Um jogo muito simples, mas muito divertido e normalmente jogado entre 2 pessoas. O objectivo do jogo é enganar o adversário. Um dos participantes começa por perguntar “Ouviste falar que….?”. O seu adversário pode responder “Isso não é verdade!” ou “Fala-me mais sobre o assunto”. Se o adversário acertar que aquela situação não ocorreu, ele ganha 2 pontos; se o adversário errar que aquela situação não ocorreu, ele perde 1 ponto para o colega e esse colega ganha mais 2 pontos adicionais. Se o adversário pediu mais informações sobre o que aconteceu, os pontos são duplicados no final. Em seguida, os papéis são invertidos, e o outro participante começa por perguntar “Ouviste falar que…?”. Ganha o jogador que tiver mais pontos no final da road trip. Divirtam-se!

4. Felizmente, Infelizmente

Outro jogo divertido é o “Felizmente, infelizmente”, simples mas hilariante. As regras são simples e podem ser jogadas entre um número infinito de jogadores. O objectivo do jogo é transformar uma situação feliz numa situação infeliz. Uma pessoa começa por dizer “Felizmente” e depois conta alguma situação feliz. A pessoa seguinte terá de dizer algo infeliz sobre o que foi descrito. A pessoa seguinte terá de dizer novamente algo feliz sobre o que foi descrito e assim sucessivamente. Vai-se rodando no sentido dos ponteiros do relógio alternando entre descrições felizes e infelizes. Como deve imaginar, podem sair descrições muito divertidas e de certeza que vai dar origem a muitos risos.

5. Adivinha quem? em 10 perguntas

O jogo é bem simples e consiste em adivinhar em quem está o participante a pensar em 10 perguntas. Um passageiro pensa num famoso ou familiar. Os restantes participantes podem fazer até 10 perguntas para tentar descobrir quem é. Se alguém adivinha quem é a pessoa famosa ganha 1 ponto e começam outra rodada. Se não adivinham quem é a pessoa famosa, o passageiro pode pensar noutra pessoa e ganha 1 ponto.

E quais são as suas soluções para evitar o tédio em longas viagens de carro? Conte-nos tudo no espaço de comentários abaixo.

Posted in Road Trip, Uma vida de condução, Viagens. Bookmark the permalink.

One Response to Jogos divertidos para longas viagens de carro

  1. Pingback: Fique Alerta Sem Café | Blog Auto Europe

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *