Blog da Auto Europe


Homens e mulheres as diferenças na condução

Homens e mulheres: as diferenças na condução

Quantas vezes quando estamos a conduzir ouvimos insultos entre condutores baseados no género? “Só podia ser mesmo uma mulher a conduzir!”, “Com essa pressa toda só poderia ser um homem!”. Frases destas ouvimos todos os dias no trânsito, seja em relação a homens ou a mulheres. E por isso perguntamos: de onde veio todo este preconceito sobre o género e a condução? Vamos fazer uma análise em conjunto.

Como sabemos, existem algumas diferenças na condução entre homens e mulheres. Quanto temos uma mulher atrás do volante, a condução tende a ser mais cautelosa, silenciosa, as manobras são feitas mais lentamente e a condutora não se enerva tão frequentemente no trânsito. Além disso, parece que as mulheres desenvolvem uma atitude mais responsável em relação às regras de trânsito.

Já os homens tendem a apresentar uma atitude de líder de uma maneira geral, e isso também se verifica na condução. Embora os homens sejam condutores bem atentos, eles podem apresentar um excesso de perfeccionismo e isso leva a uma maior irritabilidade durante a condução, principalmente em situações de trânsito lento. A condução dos homens também pode assustar os companheiros de viagem, principalmente se forem mulheres ao seu lado e se o homem gostar de levar o pé no acelerador. Muitas vezes, durante a condução, os homens recebem pedidos ou até mesmo ordens para reduzir a velocidade.

Os homens a conduzirAgora a questão que verdadeiramente importa: quem é que é realmente o melhor condutor? Os homens ou as mulheres? Se as mulheres, por um lado, são mais cautelosas no que diz respeito à velocidade; os homens, por outro lado, são capazes de tomar decisões rapidamente em situações extremas. Parece-nos que ambos apresentam os seus próprios pontos positivos no que toca à hora de pegar o carro e seguir viagem. Por isso, diríamos que a resposta certa é: ambos!

No que diz respeito ao tipo de carro escolhido por homens e mulheres, também podemos confirmar, normalmente, algumas diferenças interessantes. Os homens dão valor ao interior e exterior do carro. Cor, material, dimensões e características técnicas são os elementos mais levados em conta antes de comprar um novo veículo. As mulheres, no entanto, preferem concentrar-se em pormenores, como a cor e o material dos assentos do carro, deixando de lado as características técnicas do veículo.

Uma coisa é certa: se existir um desafio de quem mantém o carro mais limpo e organizado, os homens ganham sempre! De facto, aqui encontramos uma contradição engraçada: as mulheres, que são conhecidas por gostar de manter a sua casa sempre limpa e arrumada, não transportam, normalmente, essas atitudes para os seus carros; já os homens, que são conhecidos por manterem as suas casas um tanto ao quanto desorganizados, quando entramos no seu carro parece que acabou de sair de uma Estação de Serviço depois de uma limpeza especializada 😛

Queremos apenas concluir que sabemos que muitos comportamentos com relação à condução ainda são estereotipados. Contudo, estamos bem conscientes de que o tipo de condução que cada um apresenta não se relaciona com o facto de ser mulher ou homem, mas sim com as características e experiências de vida de cada condutor. Ao alugar um carro, e para evitar discussões sobre quem tem o direito a conduzir ou quem é o melhor condutor, aconselhamos a que consulte as ofertas com condutor adicional grátis da Auto Europe e aproveite, assim, a oportunidade da rotação entre condutores numa viagem! Assim ninguém fica chateado e podem todos desfrutar da viagem em paz e com calma! Boa viagem 🙂

Posted in Engraçado, Entretenimento. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *