Blog da Auto Europe


Fique Alerta sem Café

Fique Alerta Sem Café

Se desejar viajar do ponto A para o ponto B, o condutor deve estar bem, atento e ter descansado o suficiente para estar preparado para a viagem que tem pela frente. Infelizmente, nem sempre é possível. Para se manterem alerta durante a condução, muitos condutores consomem grandes quantidades de cafeína, seja o tão conhecido café ou as mais recentes bebidas energéticas. Os resultados de uma pesquisa feita pela Auto Europe mostraram que os condutores europeus bebem em média 7783 cafés durante as suas vidas de condução.

Podemos confirmar que os condutores europeus consomem realmente uma grande quantidade de cafeína, o que não é nada benéfico para o nosso corpo e para a nossa saúde. Aumento da frequência cardíaca, um estômago nervoso e inquietação geral são alguns dos efeitos secundários negativos do consumo excessivo de café. A vigilância é a prioridade máxima na estrada, mas existem outras alternativas para lutar contra a fadiga ao volante sem ser a cafeína. Por isso, decidimos reunir neste blog algumas dicas e sugestões de como ficar alerta sem café enquanto conduz.

Dicas para estar alerta durante longas viagens

Naturalmente que assim que se sentir exausto, talvez fazer uma sesta seja o mais acertado. Meia hora de descanso faz pouca diferença na estrada, mas muito bem para a sua própria segurança e a de todos aqueles que viajam consigo. A fim de não causar nenhum problema no tráfego geral, primeiro terá de encontrar uma estação de serviço ou um parque de estacionamento onde possa parar em segurança. E lembre-se que é sempre melhor prevenir do que remediar! Uma pequena sesta terá um efeito revigorante sobre o corpo e a mente e, portanto, ajuda-lo a manter-se focado no resto da viagem.

Dica nº 1

Quando manter os olhos aberto está a tornar-se uma tarefa difícil, não hesite! Faça uma pausa, faça uma sesta. Nada supera melhor o cansaço do que uma boa sesta, e não precisa de ser muito longa. 20-30 minutos serão suficientes para restabelecer a atenção e seguir a viagem em segurança!

Dica nº 2

Leve consigo um bom stock de Vitamina C! Estudos científicos demonstram que a vitamina C tem um papel importante no nosso corpo auxiliando-o em algumas das suas funções vitais. A vitamina C ajuda a lutar contra a fadiga, a transformar gordura em energia e a estimular o sistema imunológico. Sempre que tenha oportunidade, consuma vitamina C a partir de fontes naturais ao invés de sumos com adição de açúcar. As melhores fontes de vitamina C são frutas como as laranjas, os morangos e as toranjas. Um  sumo de limão espremido na hora com gengibre e uma pitada de açafrão também é uma boa forma de consumir vitamina C.

Dica nº 3

Não há nada pior do que ter um longo caminho pela frente, e ninguém para lhe fazer companhia. Para evitar situações chatas e aborrecidas, viaje com alguém ao seu lado. Um co-piloto pode fazer toda a diferença numa viagem. Alguém com quem possa conversar, que possa passar-lhe a água ou as sementes de girassol. É, sem dúvida, uma das melhores ideias para o manter alerta em longas viagens.

Dica nº 4

Snacks! Leve consigo uma boa quantidade de snacks para o manter ocupado. O snack ideal para estas ocasiões são sementes de girassol. As sementes de girassol são ricas em minerais e aumentam a sensação de saciedade.

Dica nº 5

Música alta! Imagine a dificuldade que é adormecer com música alta vindo do sistema de som do carro? Claro que não estamos a falar de músicas românticas ou baladas, mas a verdadeira música, como por exemplo… o heavy metal 😛 Quer goste ou não, deve concordar que este tipo de música deve ser suficiente para se manter acordado enquanto conduz.

Dica nº 6

A maneira perfeita de passar o tempo em longas viagens de carro em família é ao fazer jogos e actividades divertidas. Podem jogar diversos jogos de tabuleiro para viagens, ou inventar o seu próprio jogo de família. Aqui a dica é: quanto mais estranho e divertido, melhor! Se está com pouca inspiração, leia sobre as nossas dicas de actividades e jogos tanto para crianças como para adultos em longas viagens de carro.

Dica nº 7

A última dica, mas não a menos importante: água fria! Isso não significa que tem de tomar um banho de água fria em cada paragem. Lavar a cara com água fria deve ser suficiente. Certifique-se de fazer uma pausa de vez em quando, e aproveitar para fazer alguns alongamentos e lavar o rosto com água fria. É importante ter algum fluxo de ar fresco uma vez que está de volta ao carro, para evitar o aconchego que o calor proporciona ao nosso corpo e, consequentemente, a vontade de dormir.

Dicas para estar alerta enquanto conduz

 

Posted in Road Trip, Uma vida de condução, Viagens. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *