Blog da Auto Europe


Europeu de Futebol – Números e Factos

Este fim-de-semana inicia-se em França mais uma edição do Campeonato Europeu de Futebol. A nossa selecção, sob o comando de Fernando Santos, leva a esperança lusitana a este que é um dos mais importantes eventos da modalidade e promete deixar-nos orgulhosos da sua prestação. E para a preparação da festa, trazemos-lhe alguns números e factos interessantes sobre o campeonato e a participação de Portugal.

– O Campeonato Europeu de Futebol tem vindo a acontecer a cada quatro anos desde 1960 (na altura denominado de Taça das Nações Europeias) e nas primeiras edições contou com a presença de apenas 4 equipas.

– Em 1968 o nome da competição foi mudado para o actual Euro, e em 1984 Portugal participou pela primeira vez no campeonato. Desde então, Portugal já se qualificou para 7 edições do Euro (incluindo o Euro 2016).

– Até à data a selecção nacional não venceu nenhum dos torneios sendo as suas melhores classificações:

4º em 1984 (França)
4º em 2000 (Bélgica)
2º em 2004 (Portugal)
4º em 2012 (Polónia e Ucrânia)

– Portugal foi escolhido como anfitrião para a edição de 2004. Os jogos foram realizados em 10 diferentes estádios, de norte a sul do país.

– A mascote para o Euro 2004 foi o Kinas, uma criança vestida com o equipamento nacional e cujo nome faz lembrar o escudo que adorna a bandeira lusitana.

– Depois de uma derrota frente à Grécia na final de 2004, Portugal tornou-se o único país anfitrião a perder numa final (até à data).

– Michel Platini é o único jogador a marcar 2 hat-tricks no mesmo torneio.

– Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes encontram-se na lista dos 10 melhores goleadores do campeonato, com 6 golos cada.

– Luís Figo, Nuno Gomes e Cristiano Ronaldo são os jogadores nacionais com mais participações no Campeonato Europeu de Futebol (14). Rui Costa também aparece na lista com 13 participações.

– A selecção da Alemanha e da Espanha são as mais bem-sucedidas neste campeonato e cada uma já se sagrou campeã 3 vezes.

– Em 2012 Espanha tornou-se a primeira selecção a defender o título, depois da sua vitória em 2008. Esperemos que Portugal quebre o ciclo e vença este ano, impedindo assim a 3 vitória consecutiva dos espanhóis.

Para ajudá-lo a celebrar o Euro 2016 em grande estilo e a apoiar a selecção, a Auto Europe irá sortear uma camisola original da selecção. Para participar no sorteio “Reserve e Ganhe” basta fazer uma reserva através da nossa newsletter entre 9 e 17 de Junho de 2016. Faça já a sua subscrição e habilite-se a ganhar. Boa sorte!

Posted in Eventos. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *