Blog da Auto Europe


Dicas Para Umas Férias Em Segurança

Com o tempo a aquecer, parece que o Verão chegou finalmente a Portugal. Com tanto calor o que apetece mesmo é ir para a praia, apanhar uns banhinhos de sol e aproveitar para dar umas braçadas. Este Verão, quer pretenda rumar ao Algarve ou viajar pelas praias da Europa, aqui estão algumas dicas para umas férias de praia em segurança.

Respeite as bandeiras – Todos sabemos o que elas querem dizer, mas é sempre bom recordar. Bandeira verde significa mar calmo e é seguro nadar. Bandeira amarela indica algum perigo, não deve afastar-se da beira-mar. Bandeira vermelha significa muito perigo e não deve entrar na água. Em muitas praias da Europa (e certamente em praias Portuguesas), se tentar nadar com bandeira vermelha receberá um aviso do nadador-salvador para que saia do mar. Outra bandeira a lembrar é a bandeira aos quadrados, preta e branca. Esta bandeira significa que a praia não está vigiada.

Não se aproxime das falésias – O sol do Mediterrâneo pode escaldar e é frequente as pessoas procurem a sombra de falésias – extremamente frequentes no nosso Algarve, mas igualmente comuns em várias outras praias da Europa. Por muito tentador que isto pareça, lembre-se de que a segurança deve vir em primeiro lugar. As falésias podem ser bastante perigosas devido a possibilidade de deslizamento de rochas. Em alternativa, leve sempre consigo um guarda-sol para se proteger do sol.

Leve algo para petiscar – As praias vigiadas costumam ter infraestruturas de apoio à prática balnear, incluindo restaurantes ou cafés (e no caso Português, o inescapável vendedor de Bolas de Berlim!). No entanto, é de recordar que os preços em praias tendem a ser “preços turísticos”. Para bem da carteira, é sempre aconselhável levar os seus próprios mantimentos. Uma geleira com bebidas, sandes e fruta fresca é o suficiente para o manter hidratado e bem alimentado durante o dia, sem que para isso tenha de pagar uma pequena fortuna. E assim, sobram sempre uns trocos para um geladinho 😉

Respeite o sol – Férias de praia são sempre boas para “trabalhar para o bronze”, mas não se esqueça de que a exposição prolongada ao sol pode ter consequências negativas. Utilize sempre protector solar com um factor de protecção adequado ao seu tipo de pele e evite a praia durante as horas de maior calor. As melhores horas para se estar na praia são entre as 8h e o meio dia, e entre as 16h e as 19h.

Escolha bem o estacionamento – Muitas vezes em estacionamentos perto de praias, só é possível encontrar lugares à sombra debaixo de árvores, nomeadamente pinheiros. Apesar de ser tentador estacionar nesses lugares, lembre-se que a resina dos pinheiros pode danificar a pintura do carro.

Posted in Dicas, Praia. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *