Blog da Auto Europe


Dicas Para Férias Em Família

O Verão é a altura por excelência para umas férias em família à grande. Há quem prefira a praia, há quem prefira o campo, há até quem goste de um dia bem passado num parque de diversões. Mas as dificuldades de planear uma viagem sem problemas aumentam proporcionalmente ao número de pessoas (e crianças) envolvidas. Para o ajudar a certificar-se que corre tudo pelo melhor, seguem-se algumas dicas para umas férias bem passadas.

1. Tire partido das novas tecnologias. Vivemos num mundo novo e a era tecnológica veio para ficar. Um portátil e alguns filmes são o suficiente para manter crianças entretidas em longas viagens de carro. A isso pode acrescentar também consolas portáteis ou um iPod.

2. Planeie actividades mais tradicionais. As novas tecnologias são uma óptima forma de manter a criançada entretida, mas não se esqueça de que tudo o que requer pilhas e baterias tem um tempo de utilização limitado. Há crianças que se entretêm sozinhas sem dificuldade, mas viagens longas são aborrecidas até para adultos, pelo que vale sempre a pena ter um plano B. Leve um saco com alguns dos brinquedos preferidos dos seus filhos, jogue jogos interactivos (como o jogo das matrículas) ou conte histórias.

3. Invista no conforto. Passar longos períodos de tempo num carro é sempre desgastante, pelo que deve fazer o possível para assegurar que todos estão tão confortáveis quanto possível. Pode, por exemplo, distribuir algumas almofadas pelo banco de trás. Se alugar um carro, opte por um veículo com ar condicionado. Por vezes as pessoas não gostam de utilizar ar condicionado para poupar no combustível, mas a verdade é que ao viajar acima de uma determinada velocidade (acima dos 85 km/h), é mais económico utilizar ar condicionado do que viajar com os vidros abertos (porque a deslocação do ar cria atrito e resistência, resultando num maior consumo de combustível).

4. Prepare o “farnel”. Levar comida de casa é não só mais saudável do que comprar comida pelo caminho, é também muito mais barato. Faça algumas sandes, prepare fruta fresca e inclua também algumas bolachas ou doces para usar ocasionalmente como incentivo ou prémio (suborno). Inclua também garrafas de água e alguns pacotes de sumo ou leite.

5. Proteja-se do sol. No Verão passamos sempre muito mais tempo ao ar livre do que noutras alturas do ano e por vezes esquecemo-nos de que o sol pode queimar mesmo quando não estamos na praia. Utilize sempre protector solar com um factor protecção adequado para si e para os seus filhos e aplique-o várias vezes ao dia. Distribua também bonés e chapéus pelas pequenada e evite andar ao sol durante as horas de maior calor (normalmente entre as 11.30 e as 16 horas). Por fim, certifique-se de que toda a família bebe bastante água durante o dia.

6. Faça bastantes pausas. Isto é importante não só durante a viagem mas também durante as actividades que tiver planeadas. No primeiro caso porque não é saudável passar longos períodos de tempo sentado. Parar para esticar as pernas é bom para a circulação, mas também para quebrar a monotonia da viagem. No segundo caso, é importante fazer pausas frequentes porque as crianças não têm a mesma resistência e o mesmo “andamento” que adultos. Cansam-se mais facilmente e precisam de períodos de descanso mais frequentes.

Posted in Dicas, Família. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *