Blog da Auto Europe


Roaming

Como poupar em roaming

Os smartphones são parte integrante do dia-a-dia de muitos de nós, mas é importante não esquecer que ao viajar para o estrangeiro, um telemóvel em roaming pode tornar-se bastante dispendioso. Eis alguns truques para se assegurar que não gasta mais do que o necessário.

Desligue o serviço de dados em roaming – A maior parte dos smartphones permite desactivar automaticamente o serviço de dados sempre que se encontra em roaming. Desta forma não precisa de se preocupar em receber e-mails ou actualizações de Apps que consumam dados de forma acidental.

Actualize as apps de mapas antes de sair do país – Se o seu telemóvel tem GPS, poderá utilizar o GPS no estrangeiro sem estar a consumir dados de roaming. Precisa, no entanto, de uma app de mapas actualizada.

Compre um cartão SIM local – Se o seu telemóvel estiver desbloqueado para utilização com outras redes, pode ainda optar por comprar um cartão SIM do país onde se encontra. Desta forma não evitará apenas custos de roaming associados a dados, mas também custos associados a chamadas e mensagens de texto. Não se esqueça que em roaming paga não só as chamadas e mensagens que faz, mas também as que recebe.

Compre um telemóvel descartável – Se o seu telemóvel não estiver desbloqueado, pode ainda optar por adquirir um telemóvel descartável para utilizar durante a sua viagem. Estes aparelhos são bastante baratos e, apesar de não terem as funcionalidades avançadas de um smartphone, são suficientes para quem pretende apenas fazer e receber chamadas e mensagens.

Procure zonas com wi-fi gratuito – Mesmo com o serviço de dados em roaming desactivado, pode sempre utilizar o seu telemóvel para se ligar à Internet através de wi-fi em zonas em que este esteja disponível. Hoje em dia, em cidades Europeias é bastante fácil encontrar zonas wi-fi em cafés, esplanadas, etc.

Verifique se o seu prestador de serviços móveis tem tarifas especiais de roaming – Por vezes, algumas operadoras têm tarifários específicos para utilização em roaming, a preços mais acessíveis. A Vodafone, por exemplo, oferece o tarifário Easy Roaming com preços nacionais num determinado número de países através de uma pequena taxa extra diária.

Caso se esqueça de desactivar o roaming de dados quando sai do país e o seu telemóvel não esteja definido para o fazer automaticamente, não se preocupe. Segundo a legislação Europeia em vigor, as operadoras são obrigadas a notificar os clientes quando estes atingem um valor de 50 euros com dados de roaming, sendo o roaming desactivado automaticamente quando esse limite é atingido, impedindo que os clientes sejam apanhados desprevenidos com contas astronómicas.

Espero que tenha achado este artigo informativo. Caso tenha quaisquer comentários ou questões, pode sempre deixar-nos um comentário abaixo ou visitar-nos no Facebook ou Twitter.

Posted in Dicas. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *