Blog da Auto Europe


Como Poupar Combustível

Com os preços do combustível cada vez mais altos, todos nós tentamos ao máximo poupar no combustível. Mas mais do que uma forma de poupar a carteira, isto também é uma forma de respeitar o ambiente e dar o nosso contributo para que o planeta sirva os nossos filhos e netos tal como nos serviu a nós. Aqui estão algumas dicas igualmente boas para a carteira e para o ambiente.

O tamanho importa – Idealmente, deve alugar o carro mais pequeno possível, visto carros mais pequenos consumirem menos combustível do que carros de maior dimensão. Naturalmente que ainda assim devemos aplicar bom senso e alugar um carro que tenha um tamanho adequado para o fim que lhe destinamos.

Pense duas vezes antes de utilizar o ar condicionado – De um ponto de vista de economia de combustível é inegável que a utilização do ar condicionado contribui para um aumento de consumo. (De um ponto de vista prático, se estiver a conduzir no Alentejo no Verão, talvez seja melhor utilizar o ar condicionado independentemente do combustível :P) Contudo, esquecemo-nos muitas vezes de que abrir as janelas também contribui para um aumento do consumo de combustível, dado que aumenta o atrito. Mas se é preso por ter cão e preso por não ter, qual é a melhor solução? O programa MythBusters Revisisted (Série 3, episódio 38) testou ambas as hipóteses e conclui que se conduzir abaixo de 90 km/h é mais económico conduzir com as janelas abertas, mas que acima dessa velocidade é mais económico conduzir com o ar condicionado ligado.

Elimine peso desnecessário – Ao fazer as malas, leve consigo apenas as coisas de que necessita realmente. Quanto mais carregado estiver o carro, mais combustível irá consumir, pelo que é importante ter uma atitude conservadora em relação ao peso. Faça uma lista de todas as coisas que precisa de levar e depois remova da lista todos os elementos que não são realmente necessários (e há sempre alguns em todas as listas :P)

A velocidade importa – Acima de um determinado limiar (para a maior parte dos carros é à volta de 90 km/h – 95 km/h), os carros utilizam mais combustível do que necessário. Do mesmo modo, ter de travar ou parar constantemente no trânsito também contribui para desperdiçar combustível. Idealmente, para poupar combustível deve manter uma velocidade constante entre 90-95 km/h.

Observe atentamente o que o rodeia – De modo a evitar ter de travar e acelerar mais do que o necessário, mantenha-se atento a alterações da estrada mais à frente (curvas, semáforos, etc.). Desta forma pode antecipar obstáculos e moderar a sua velocidade em conformidade. Também é importante utilizar sempre os piscas para indicar a sua intenção de virar, de modo a que outros condutores também possam moderar a deles.

Posted in Combustível, Dicas. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *