Blog da Auto Europe


Caia na folia do Carnaval em Portugal

Apesar de ser uma festa com origem católica o Carnaval também tem fortes raízes nas tradições pagãs europeias e foi originalmente um festival de comida para celebrar o último dia em que se podia comer em abundância antes dos 40 dias de jejum da Quaresma. Contam as lendas que a palavra “Carnaval” deriva da expressão latina “carne vale”, que se traduz em “adeus à carne”. É um acontecimento anual que celebra a vida um pouco por todo o mundo.

O dia do Carnaval varia todos os anos, dependendo de quando é a Páscoa. E a Páscoa é celebrada no primeiro domingo a seguir à primeira lua cheia da Primavera. Em Portugal é um período de diversão e sendo um dos maiores festivais do ano, atrai pessoas de vários cantos do mundo. É celebrado no continente e nas ilhas e este ano será no dia 17 de Fevereiro. Nesse dia todos saem à rua em trajes e fantasias que desafiam a imaginação ao ritmo de sons mais animados.

Os preparativos começam com meses de antecedência. Coser, colar, soldar… Gliter, penas e lantejoulas adornam os trajes e os acessórios, o que requer uma paciência descomunal. Apesar do Carnaval em Portugal ter como objectivo principal a diversão, os portugueses levam o a preparação do evento muito a sério. Os melhores grupos e as melhores fantasias são recompensadas com os mais diversos prémios e de norte a sul do país um espetáculo maravilhoso enche as ruas portuguesas com uma energia inigualável.

Em Podence por exemplo, os Caretos invadem as ruas todos os anos representando figuras misteriosas e maldosas. Surgem de todas as direcções, num frenesim desenfreado que não deixa ninguém indiferente e perseguem as raparigas solteiras da região. É sem dúvida uma festa fascinante, cheia de mistério e sedução.

carnival-200x300No Porto, a animação nas ruas é garantida. Durante o fim de semana antes do Carnaval os residentes invadem a cidade para exibir as suas fantasias. Nos bares e discotecas organizam-se festas temáticas com prémios e muita diversão.

O Carnaval de Ovar é uma das maiores atracções turísticas da região e todos os anos atrais milhares de visitantes. Ao longo do ano os residentes organizam-se para preparar o grande desfile de Carnaval, desde trajes a máscaras e carros alegóricos proporcionando assim aos locais e aos visitantes um dos mais exuberantes festivais do país.

Considerado o Carnaval mais português de Portugal, vale a pena dar um salto até Torres Vedras e participar na folia. Permanecendo fiel às tradições, os desfiles das caricaturas de figuras públicas, bem como dos Cabeçudos e das Matrafonas constituem os pontos altos da festividade, animando assim os visitantes que todos os anos se deslocam a essa localidade para apreciar o espectáculo.

samba_dancer_IEPara aqueles que querem passar o Carnaval num clima mais quente, Loulé é sem dúvida o destino ideal. Uma celebração colorida que apresenta fantasias e máscaras, dançarinos, acrobatas, fogos de artifício e carros alegóricos gigantescos que supera todas as expectativas. O desfile é animado e cheio de diversão e tráz à pequena cidade de Loulé uma nova vida.

O Carnaval da Madeira é considerado um dos melhores da Europa. Um emocionante festival de rua onde pessoas bonitas, carros alegóricos, fantasias bizarras, música animada e muita diversão fazem presença. O cortejo principal começa no sábado e nesse dia as principais ruas do Funchal se enchem de alegria e cor enquanto que os milhares de participantes vestidos a rigor dançam ao ritmo dos sambas tocados pelas bandas. Na terça feira as ruas são invadidas por todos aqueles que se atrevem a fazer parte da festa e desfilar os seus trajes mais criativos no cortejo do Trapalhão.

Apesar de não ser celebrado com a mesma intensidade em todo o país, um pouco por todo o lado as ruas ganham vida durante a época do Carnaval e onde quer decida juntar-se à folia irá certamente presenciar um espectáculo de cores e sons.

E se for conduzir seja paciente e cauteloso. Esteja atento a balões ou pistolas de água e acima de tudo, DIVIRTA-SE MUITO! Porque a vida são dois dias…e o Carnaval são três!

 

Posted in Dicas, Engraçado, Entretenimento, Portugal, Sugestões. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *