Blog da Auto Europe


Belo Horizonte

Belo Horizonte, a Cidade Jardim

Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte fica localizada na região sudeste e é a sexta cidade mais populosa do Brasil. A Population Crisis Commitee da ONU considerou Belo Horizonte a cidade com melhor qualidade de vida da América Latina e 45º na lista com as 100 melhores cidades do mundo.

Tendo as montanhas da Serra do Curral como moldura, Belo Horizonte recebeu o título de “Cidade Jardim” por ser uma das cidades mais mais arborizadas no país.

Pôr do sol em Belo Horizonte

Pôr do sol em Belo Horizonte

Palco de grandes e surpreendentes espectáculos culturais, o calendário da cidade encontra-se sempre preenchido com múltiplos eventos, oferecendo programações para todos os gostos. E essa diversidade tem atraído visitantes, tanto de outras partes do Brasil como de todo o mundo, que se interessem por arte, música, teatro, dança e literatura.

Uma cidade moderna, com infraestruturas turísticas de qualidade, Belo Horizonte tem consolidado a sua posição no centro da esfera da indústria da hospitalidade. Mas quer na sua modernidade como na sua tradição, os valores de cordialidade e afecto são característicos da população, que acolhem os visitantes com muito carinho e incentivando-os a voltar.

Cultura

Nos últimos anos oito novos museus abriram as suas portas na cidade e muitos deles encontram-se no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior complexo integrado de cultura do Brasil. Os edifícios que outrora foram escritórios do governo administrativo estatal, são hoje em dia utilizados como espaços para a arte, a cultura e o entretenimento. As seguintes áreas encontram-se abertas ao público:

-Centro Cultural
-Centro de Arte Popular – CEMIG
-Espaço do Conhecimento UFMG
-Memorial Minas Gerais – Vale
-Museu das Minas e do Metal
-Arquivo Público Mineiro
-Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
-Museu Mineiro
-Casa da Economia Criativa
-Palácio de Liberdade.

Entre outros pontos culturais de interesse na cidade destacam-se também a Praça da Estação, onde se encontra o Museu de Artes e Ofícios (com 2.500 peças e objectos que contam a história do trabalho pré-industrializado no Brasil), e a Casa Fiat de Cultura, que organiza e patrocina exposições internacionais. Entre as obras já aqui apresentadas encontram-se as obras de Rodin, Caravaggio e Giorgio De Chirico.

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

A cidade é também conhecida por receber uma grande variedade de festivais de diferentes segmentos culturais. O Festival Internacional de Quadrinhos (Banda desenhada para nós) – FIQ, por exemplo, é o maior da América Latina e Festival Internacional de Teatro – FIT é o terceiro. E não esqueçamos o Festival Mundial de Circo e o Indie, um dos maiores festivais de cinema independente.

Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade

Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, a apenas 60 quilómetros de Belo Horizonte, na municipalidade de Brumadinho. O Centro de Arte Contemporânea de Inhotim é o maior museu de arte contemporânea ao ar livre do mundo, com uma área total de quase 790 hectares, quase um quilómetro de jardim e obras do internacionalmente famoso Inhotim, que cativam os visitantes com a sua originalidade e engenho.

Na mesma área poderá encontrar também o berço do estilo barroco brasileiro, produzido pelo mestre Aleijadinho durante o período colonial, nas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto e Congonhas, a aproximadamente 100 km da capital.

Sendo a anfitriã do maior festival gastronómico do Brasil, Belo Horizonte ainda preserva a tradição culinária mineira, recheada de história, ingredientes simples e muita criatividade. Na cidade encontra ofertas de comida típica e bebidas regionais, assim como elaborados pratos da cozinha internacional. O café, as cervejas artesanais, a cachaça, o queijo minas e o famoso pão de queijo são apenas alguns dos produtos da região que deverá experimentar! E se para si as férias são a melhor altura para provar a gastronomia local, então não perca o Festival de Comida de Buteco, onde poderá deliciar-se com os melhores petiscos servidos pelos bares locais.

Parques

A metrópole, com a azáfama do mundo dos negócios, os carros sempre em circulação, edifícios gigantescos e as actividades diárias da sua vasta população (a capital tem mais de 2 milhões de habitantes), também tem o seu lado bucólico e oferece lugares incríveis para desfrutar de um pouco de ar fresco, paz e muita tranquilidade.

Dia a dia na cidade

O dia a dia na cidade

Respire o ar puro, faça um piquenique o simplesmente relaxe, enquanto desfruta do verde luxuriante das paisagens e das belezas naturais da cidade. Parece uma frase saída de um filme de férias gravado numa ilha distante. Mas os parques de Belo Horizonte oferecem tudo isso e muito mais. Na cidade existem 69 parques e centenas de praças, e o acesso a todos é completamente gratuito.

Jardim Japonês

Jardim Japonês

Em baixo encontra alguns dos parque que deve visitar em Belo Horizonte:

Jardim Japonês – Pampulha
Parque Juscelino Kubitschek – Centro
Parque da Serra do Curral– Centro
Parque Ecológico da Pampulha – Pampulha
Parque das Mangabeiras – Centro
Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco – Pampulha
Parque Municipal Américo Renné Giannetti– Centro
Parque Fazenda Lagoa do Nado Pampulha
Parque Municipal Mata das Borboletas – Centro
Parque Professor Amílcar Vianna Martins – Centro
Zoológico – Pampulha
Barragem Santa Lucia – Parque Jornalista Eduardo Couri – Centro

 

Posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *