Blog da Auto Europe


As regras de trânsito mais estranhas

As regras de trânsito mais estranhas

“Se nunca viu a sua esposa a sorrir para um polícia, então nunca viu o sorriso mais bonito dela.”- Kin Hubbard.

O mundo está cheio de regras e leis estranhas, sendo que há regras de trânsito que podem ser consideradas das mais estranhas de todas! Os condutores podem ficar aborrecidos por receber uma multa por excesso de velocidade ou por não usar o cinto de segurança. No entanto, deveriam ficar contentes que algumas normas de trânsito só existem em alguns países.

Neste post apresentamos uma lista das regras de trânsito mais estranhas que encontrámos.

Consumo de álcool durante a condução

Na maioria dos países europeus estabeleceram-se taxas de alcoolemia baixas para os condutores. Mas, se estivéssemos na Costa Rica até 2010 era possível beber durante a condução. No entanto, o elevado número de infracções pressionou o governo a introduzir um limite de álcool no sangue: 0,75 g / l. Desde a entrada em vigor deste novo limite, as multas de trânsito diminuíram 50% logo no primeiro ano.

Costa Rica

As mulheres não podem conduzir

A Arábia Saudita é o único país do mundo onde não é permitido que as mulheres conduzam. Embora esta regra ainda esteja activa, muitas já foram as tentativas feitas para a mudar e permitir, assim, que as mulheres possam conduzir. Contudo, enquanto a regra não muda, as famílias da Arábia Saudita gastam em média, por ano, cerca de 3.7 milhões de dólares nos serviços de motorista.

Stop! Animais na estrada

Na África do Sul apenas 1 em cada 5 cidadãos tem um carro. No entanto, a regra estabelece que o condutor de um veículo na via pública deve parar se uma pessoa com um rebanho de vacas, burros, ovelhas, cavalos, mulas, cabras, porcos e avestruzes fizer esse pedido. E as multas são elevadas se esta regra não for respeitada. Por isso, se viajar para a África do Sul, muito cuidados com os rebanhos de animais!

Animais na África do Sul

Ultrapassar o cortejo fúnebre

23 estados dos EUA têm leis específicas para impedir os condutores de ultrapassar um cortejo fúnebre na estrada. Nevada é o único estado que permite que o carro fúnebre continue a sua marcha mesmo quando o sinal do semáforo está vermelho.

Amarrar o cão no tejadilho do carro

Uma das regras de trânsito mais estranhas pode ser encontrada em Anchorage, Alasca. Existe uma lei que diz que é proibido amarrar o cão no tejadilho do carro. Esta parece ser uma regra tão óbvia, de senso comum, que nos perguntamos o que terá acontecido para haver a necessidade de oficializar a regra nesta cidade.

Cão no tejadilho do carro

Óculos a bordo

Qualquer pessoa que use óculos por prescrição necessita, nas estradas em Espanha, de ter no carro um par de óculos extra, para o caso de perder os óculos ou de uma lente cair. Se for parado por um agente da polícia e o condutor não estiver a usar os óculos como deveria, pode arriscar a receber uma multa que pode ir dos 90€ aos 300€.

Semáforos na China

O crescimento económico na China fez com que o trânsito nas grandes cidades se tornasse absolutamente caótico. Embora semáforos tenham sido instalados em todo o país, em Pequim, os condutores ignoram o sinal vermelho. Tal é a falta de controlo que os peões não podem atravessar a rua em segurança. Se viajar para a China, lembre-se que a máxima de segurança é olhar para todos os lados antes de atravessar a rua.Trânsito na China

Conduzir na auto-estrada

Se conduzir nas auto-estradas alemãs note que só é permitido parar em caso de emergência. Por exemplo, ficar sem combustível na auto-estrada não é considerado uma emergência, pelo que se pode multar o condutor nesta situação A lei alemã contempla esta situação como sendo negligência da parte do condutor. Sendo que algumas auto-estradas alemãs não possuem limite de velocidade, aconselhamos a que esteja atento ao medidor do nível de combustível. Não espere que chegue à reserva! Não se esqueça de abastecer o seu carro para prevenir situações destas!

Mãos no volante!

No Chipre, se os motoristas tirarem uma mão do volante desnecessariamente podem receber multas substanciais. Os acidentes aumentaram tanto nesta ilha mediterrânica que actualmente não é possível beber ou comer enquanto conduz.

Comer e beber enquanto conduz

Sob a influência de álcool

É por todos sabido que não é possível conduzir sob a influencia de álcool. No entanto, na Macedónia, eles foram ainda mais longe. Se qualquer um dos passageiros apresenta sinais óbvios de alcoolemia, não se poderá sentar no banco do passageiro da frente. Considera-se que a partir desse lugar, o co-piloto pode causar danos graves durante a condução.

Manter-se vestido

Lembre-se de usar sempre uma T-Shirt na Tailândia, visto que é proibido viajar com o tronco nu. Esta regra, válida tanto para homens como para mulheres, aplica-se aos condutores, ciclistas, motoristas e passageiros das Tuk-Tuk. Tirar a camisa porque está calor, pode-lhe sair muito caro neste país!

Tuk-Tuk na Tailândia

Não conduza com os olhos vendados

Em Alabama é proibido conduzir com os olhos vendados. Tudo o que podemos pensar é que em algum momento da história do Alabama, alguém tentou conduzir com os olhos vendados.

Limpa-me!

Em alguns dos países mais religiosos da Europa, conduzir um carro limpo é uma obrigação. Na Bielorrússia, Roménia e Rússia, a polícia pode passar uma multa se conduzir um carro sujo. Como não há uma definição do que é considerado “sujo”, o melhor é ter sempre o carro a brilhar para evitar qualquer multa.

Beber ou conduzir?

Antes de iniciar a sua condução, certifique-se sempre de que não excede o limite permitido por lei. Na França é obrigatório ter sempre no carro um kit de alcoolemia por estrear. Esta foi uma medida implementada por forma a reduzir o número de acidentes provocados pelo álcool ao mesmo tempo que reduz os gastos governamentais resultantes das operações stop.

Teste de alcoolemia

Não salpique os peões!

No Japão, os condutores podem ser multados por salpicar água nos peões. Certamente alguns condutores vão pensar duas vezes, antes de passar por uma poça de água a grande velocidade.

Com a Auto Europe pode encontrar um aluguer de carros em muitos dos países referidos acima. Com mais de 20,000 escritórios espalhados por todo o mundo será fácil de encontrar o carro de aluguer ideal para si. Pode sempre fazer uma simulação no nosso website ou através do telefone gratuito para Portugal 800 140 408.

Boa condução, sempre com segurança!

Posted in Entretenimento, Viagens. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *