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Aluguer de carros de A a Z – Parte 2

Vai de férias e você decidiu (acertadamente) que a melhor maneira de viajar e conhecer o seu destino é com um aluguer de carros barato com a Auto Europe? Grande ideia, se me permite dizê-lo. Na Auto Europe acreditamos que os nossos clientes devem receber o máximo de informações possível, para que possam escolher a melhor opção para cada ocasião. E para que possam tirar o máximo proveito do seu aluguer, criamos um guia de A a Z, com as informações importantes que irão garantir uma experiência tranquila, desde a reserva à devolução do carro.

 

Licença Internacional de Condução

Se a carta de condução não estiver escrita em alfabeto romano e/ou o cliente for viajar para fora da Europa, recomendamos vivamente a aquisição de uma Licença Internacional de Condução (LIC) PARA ALÉM da carta de condução válida. Em determinados destinos e com determinados parceiros, a apresentação da LIC é obrigatória para o levantamento do veículo.

 

Marca/Modelo dos Carros

A2ZcategoryTanto a Auto Europe como a empresa local de aluguer garantem apenas a categoria do veículo e não uma marca ou modelo específico. As frotas das empresas de aluguer incluem carros de vários fabricantes que se incluem numa mesma categoria, ou seja, que possuem as mesmas características. As fotografias de veículos apresentadas no motor de reservas são meramente ilustrativas e indicam apenas a categoria do veículo (daí serem seguidas das palavras “ou semelhante”).

 

Obrigatório para Levantamento

O cliente deverá apresentar os seguintes documentos ao balcão:
-Identificação (Passaporte ou cartão de identificação nacional)
-Carta de condução válida em nome do condutor principal
-Cartão de crédito em nome do condutor principal e com limite suficiente para o depósito
-Voucher de confirmação impresso.

 

Política de Combustível

A2ZFuelQuando reserva através da Auto Europe pode escolher entre duas principais políticas de combustível: “full to full (cheio a cheio) ” ou pré-pago. Com a opção “full to full” o carro é entregue com o tanque de combustível cheio e o cliente deve devolvê-lo também com o tanque cheio. Quando o cliente escolhe a opção pré-paga, o carro é entregue com o tanque de combustível cheio (pelo qual o cliente paga no levantamento) e o veículo deve ser devolvido com o tanque o mais vazio possível, pois possivelmente não haverá reembolso pelo combustível não utilizado. É importante notar que o preço por litro cobrado poderá ser um pouco mais alto do que o preço praticado nos postos de combustível e que normalmente, uma “taxa de serviço” é adicionada. Este tipo de política de combustível é praticamente padrão para fornecedores de baixo custo na área do Mediterrâneo (principalmente Espanha e Portugal, mas também em outros países). Algumas empresas oferecem ambas as opções, dependendo do número de dias do aluguer.

Cabe ao cliente escolher a opção mais adequada, de acordo com as suas necessidades e o tipo de viagem que irá realizar. Essa informação encontra-se na “Informação importante sobre o produto” no nosso motor de pesquisa.

 

Quilometragem

A velha questão da quilometragem limitada ou ilimitada causa sempre alguma discussão e pode tornar-se um problema, se a política errada é escolhida.

A2ZLimitedkmA distância que imagina percorrer durante a sua próxima viagem, assim como o objectivo da viagem, costumam ser factores determinantes no momento de escolher o seu aluguer de carros. Se já tem um roteiro de viagem planeado e tem a certeza que o vai seguir à risca, escolher uma opção com quilometragem limitada (que tende a ser mais barata) pode ser uma boa ideia. Se no entanto, prefere traçar o itinerário um dia de cada vez, sugerimos que escolha um parceiro que ofereça quilómetros ilimitados, para que não seja surpreendido por taxas extras no momento da devolução. Certifique-se no momento da reserva, ou depois de receber o voucher de confirmação, que escolheu a opção mais adequada para si!

 

Reservas

Quando efectua uma reserva com a Auto Europe, poderá receber 3 tipos diferentes de voucher:

Orçamento – Inclui todos os detalhes da reserva, mas não é válida para levantamento, pois o pagamento ainda não foi efectuado.

Pendente – Alguns serviços especiais (aluguer de monovolumes, por exemplo) e reservas de última hora são assinalados como estando “pendentes”. Tal significa que a reserva tem de ser confirmada manualmente por um agente.

Confirmada – A reserva e o pagamento foram processados com sucesso e o voucher de confirmação é enviado para que o cliente possa utilizá-lo para o levantamento da viatura.

 

Sentido Único

Se vai levantar o carro em um balcão e devolvê-lo noutro, mesmo dentro da mesma cidade, é quase sempre necessário pagar uma taxa de sentido único. Isto acontece por questões de gestão de frotas, uma vez que o carro deverá mais tarde ser devolvido ao balcão de levantamento. Quando efectua uma reserva no website o cliente é notificado que uma taxa extra de sentido único poderá ser aplicada e que este valor será mencionado no voucher de confirmação da reserva. Uma vez que recebe o voucher de confirmação poderá decidir se quer manter a reserva ou cancelá-la. Se preferir pode contactar o nosso departamento de reservas e um dos nossos agentes irá verificar essa informação para si no momento.

 

Taxas Locais

A2ZLocalfeesA questão das taxas locais pode ser uma questão controversa, por isso fazemos o melhor que podemos para garantir que os nossos clientes tenham informações suficientes para tomar uma decisão informada ao escolher um fornecedor. As taxas locais são decididas por cada empresa de aluguer individualmente e a Auto Europe não tem controlo nenhum sobre elas. De qualquer maneira, tentamos mencioná-las, tão exaustivamente quanto possível, na secção de Taxas Locais dos Termos e Condições, tanto online como no voucher de confirmação. Em baixo encontra ALGUNS exemplos de taxas cobradas localmente:

Seguros extras – Todos os carros oferecidos pelas empresas de aluguer têm o seguro básico necessário para poder circular num determinado país. Os clientes precisam estar cientes, no entanto, que há sempre uma franquia pelo qual o cliente é responsável em caso de danos acidentais ou furto do veículo, e esta varia muito dependendo da empresa, local, categoria do carro, etc. No levantamento, o representante da empresa de aluguer pode oferecer aos clientes um seguro para diminuir/eliminar a franquia, cobrir partes do carro não incluídas no seguro básico, etc. Mesmo que o representante insista na venda desses seguros adicionais, eles não são obrigatórios e o cliente poderá simplesmente recusá-los.
Pneus de Inverno – Existem muitos países onde os pneus de Inverno são obrigatórios durante uma parte do ano. Algumas empresas já incluem os pneus de Inverno no preço original do aluguer, outras consideram que é um extra. O cliente deve sempre verificar essa informação, principalmente se vai viajar entre os meses de Outubro e Abril, para que não tenha surpresas desagradáveis no balcão de levantamento.
Condutor adicional – Todos os condutores devem ser incluídos no contracto de aluguer, para que possam estar cobertos pelo seguro. A Auto Europe em parceria com as empresas de aluguer oferece algumas tarifas que já incluem a taxa para condutor(es) adicional(ais), como a Tarifa Gold para os EUA e o Canadá, mas muitas vezes essa taxa deve ser paga localmente no momento do levantamento.
Porta-skis/GPS/Assentos ou cadeiras para crianças – Todas estas taxas são pagas localmente. O valor aproximado das taxas, quando disponível pode ser encontrado sob “Acessórios, extras e opções adicionais”no resultado da pesquisa no nosso site e sob “Informações e Taxas Locais” nos Termos e Condições da reserva.
Estes equipamentos extras devem ser solicitados e estão sujeito a disponibilidade, não podendo (na maior parte dos casos) ser garantidos.

 

Utilização de Portagens

Muitas empresas de aluguer oferecem aos seus clientes a opção de adquirir um dispositivo electrónico de portagens, mediante o pagamento de uma taxa local. Este serviço é oferecido para a conveniência do cliente e as portagens são cobradas directamente ao cartão de crédito do cliente no prazo de 15 dias após a data da devolução.
O serviço é opcional e caso recuse o dispositivo, caberá ao cliente certificar-se que as portagens sejam pagas atempadamente e caso o pagamento não seja efectuado as empresas de aluguer poderão cobrar uma taxa administrativa pelo não pagamento das portagens, para além do valor das portagens.

 

Viajar para outros países

Taxa transfronteiriça: Caso o cliente pretenda conduzir para outro(s) país(es) durante o período de aluguer, e mesmo que regresse ao país onde retirou o carro, deve sempre informar-nos. Em situações dessas normalmente aplica-se uma taxa extra e isso acontece porque atravessar a fronteira requer seguros extras. Caso decida viajar para outro país sem o seguro extra, o carro não só não estará coberto como estará a circular ilegalmente

 

Walk-in

Este termo é utilizado principalmente para levantamentos em aeroportos e estações ferroviárias. “Walk in” neste contexto significa que o cliente não chega de avião nem de comboio, não havendo portanto necessidade de prestar informações relativas ao número de voo ou de comboio.

 

Alguém certa vez disse a brincar que a maior mentira contada na Internet é “Eu li e aceito os Termos e Condições“, e isso não está longe da verdade. Quando se trata de alugar um carro poré, a leitura e compreensão dos Termos e Condições é de extrema importância e poderá fazer a diferença entre uma viagem fantástica e um desastroso início de férias e arruinar completamente a experiência. Se o cliente está devidamente informado, saberá exactamente o que está a pagar e consequentemente o que esperar.

Caso tenha qualquer questão ou prefira falar com alguém directamente, os nossos especialistas de reservas estão ao seu dispor 7 dias por semana, e estarão prontos a esclarecer qualquer dúvidas que possa ter. Ligue para o número verde 800 780 088 e deixe-nos ser o seu parceiro na organização da derradeira experiência de aluguer de carros.

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