Blog da Auto Europe


Alcoolímetro obrigatório em França

Desde o princípio deste Verão que carros que circulam em estradas Francesas são obrigados por lei a transportar dois alcoolímetros. Esta medida do governo Francês visa combater a condução sob o efeito do álcool, ao mesmo tempo que reduz os custos associados. A lei foi passada em Fevereiro deste ano e entrou em vigor a 1 de Julho de 2012, mas as multas por incumprimento só começam a ser aplicadas a partir de Novembro, não ultrapassando os 11 euros.

O governo pretende incentivar ainda os condutores a levarem a cabo testes a si próprios antes de conduzirem, caso tenham bebido. Para esse efeito, vários restaurantes fornecem alcoolímetros descartáveis.

A forma correcta de testar a taxa de alcoolémia é levando a cabo um teste com o alcoolímetro uma hora após ter bebido álcool pela última vez. Se o alcoolímetro utilizado for electrónico, basta soprar para o tubo e o dispositivo indicará se a taxa de alcoolémia está dentro do limite legal.

Se utilizar um alcoolímetro descartável (que é o mais provável), deverá abrir o kit, retirar o tubo e soprar. Os cristais químicos o interior do tubo mudarão de cor consoante a quantidade de álcool detectada. O kit inclui uma tabela com as diferentes cores e aquilo que elas significam.

A saber, a taxa limite de alcoolémia em França é de 0,5 gramas por litro de sangue, o mesmo que em Portugal. Acima desse limite, os condutores ficam sujeitos a coimas que poderão chegar aos 750 euros caso a taxa de alcoolémia esteja compreendida entre 0,5 e 0,8 gramas por litro de sangue, ou até aos 4500 euros com pena de prisão até dois anos caso a taxa de alcoolémia seja superior a 0,8 gramas por litro de sangue.

Esta nova lei relativa aos alcoolímetros em carros que circulam em território Francês, aplica-se não apenas a veículos com matricula francesa, mas também a veículos com matrícula estrangeira que circulem em França. Se alugar um carro em França, não precisa de se preocupar, dado que os parceiros da Auto Europe fornecem alcoolímetros juntamente com os veículos. Apesar disso, certifique-se sempre da presença dos mesmos, não se vá dar o caso de um esquecimento 😉

Posted in França, Regras Rodoviárias. Bookmark the permalink.

One Response to Alcoolímetro obrigatório em França

  1. Manuel says:

    excelente artigo.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *