Blog da Auto Europe


A Rota Romântica

No sul da Alemanha, nas províncias da Baviera e Baden-Württemberg, fica situada a Rota Romântica. E para aqueles que cresceram com os contos de fada dos irmãos Grimm e ainda acreditam no romance, esta rota é um must-see. Apesar de nunca terem vivido no sul da Alemanha (cresceram em Hanau e mais tarde mudaram-se para Berlim) eles conseguiram captar e descrever os cenários perfeitamente nos seus contos. Lembra-se dos bosques onde a Branca de Neve instalou-se depois da sua madrasta malvada ter tentado tirar-lhe o coração? Ou o  salão de bailes onde a Cinderela perdeu o sapato de cristal mas encontrou o amor?
A Rota Romântica é isso e muito mais. A rota oferece lugares fantásticos para comer, vinhedos que valem a pena visitar, lojas onde pode fazer compras e lugares onde pode entrar em contacto com a cultura local. Se está a planear uma visita à Alemanha, não deixe de incluir a esta rota no seu itinerário. A rota atravessa 16 cidades, todas elas únicas e especiais. Nós mostramos-lhe aqui algumas das cidades pelas quais vai passar durante a sua viagem onde vale a pena fazer uma pausa.

 

Würzburg

A 155 km (leste) de Frankfurt fica a cidade romântica de Würzburg, aninhada nas margens do Rio Meno e protegida pela Festung Marienberg (Fortaleza de Marienberg). Faça uma pausa em um café perto da Ponte Velha e deixe-se envolver pela atmosfera desta cidade de contos de fada enquanto desfruta de alguns vinhos locais. A área de Würzburg é maior produtora de vinhos do país, portanto uma taça de Franconia é uma óptima ideia.
Em Würzburg também encontra a Residenz, um incrível palácio de estilo francês que foi a residência da realeza da Baviera. A construção do castelo demorou 24 anos e este inclui uma igreja, uma escadaria com o maior afresco do mundo e a Galeria Imperial. É o ponto de partida desta rota espectacular que se estende por 385 km.

germany-wuzburg-resident-1024x678

 

Nördlingen

Continuando a nossa viagem, a 150 km de Würzburg irá encontrar a cidade de Nördlingen. É a única cidade medieval na Alemanha que ainda é totalmente contornada por uma muralha completa e não é tão turística como as outras cidades que fazem parte da rota. A cidade foi mencionada pela primeira vez nos registos históricos em 898 e a muralha foi construída no século XIV. A Igreja de St. Georg (Georgskirche), uma das maiores igrejas alemãs se encontra localizada nesta cidade e vale a pena subir a torre de 90 metros para apreciar a vista. Se reconhecer a vista, não se admire. Nördlingen aparece no filme A maravilhosa história de Charlie (Willy Wonka & The Chocolate Factory) na cena do elevador voador.

germany-romatic-nordlingen-1024x678

 

Augsburg

Em Augsburg encontra uma das mais impressionantes construções do estilo renascentista a norte dos Alpes: a Câmara Municipal. O edifício ficou pronto em 1624, após 5 anos de construção e 4 anos de design de interior. E se o edifício da Câmara Municipal deixa qualquer um impressionado, espere até ver o Torre Perlach, uma torre de 70 metros foi construída em 989 e faz agora parte do edifício da Câmara Municipal. Outro ponto de referência é a Catedral de Ausburg, construída mais ou menos na mesma altura que a Torre Perlach. Tem algumas características muito peculiares devido à sua reconstrução no séc XV, actividades durante a Reforma protestante e o bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Isso tudo torna a atmosfera da igreja única. E se visitar a cidade durante o verão, sente-se numa das grandes fontes barrocas com um livro do Bertolt Brecht. Porquê Bertolt Brecht? O escritor cresceu nesta cidade encantadora.

Kirche

 

Füssen

Füssen é a última paragem na Rota Romântica. É um verdadeiro mimo e vale a pena percorrer algumas centenas de quilómetros para visitar a cidade. Como fica localizada na região dos lagos com os magníficos Alpes como imagem de fundo, é o “grand finale” perfeito para esta viagem. O ponto de interesse mais famoso é o Castelo de Neuschwanstein, um castelo de fazer inveja a qualquer princípe ou princesa de conto de fadas.
O castelo já a apareceu em muitos filmes e serviu de inspiração para o castelo da Disney em “A Bela Adormecida”. Apesar do seu aspecto medieval, o castelo foi construído em 1868, sob as ordens do rei da Baviera Ludovico II e seria a morada do seu amigo e compositor famoso Richard Wagner.

Schloss_Neuschwanstein
Estes são apenas alguns exemplos. Deixe-se perder pelas belas florestas ou deambule por castelos, igrejas e outros edifícios com arquitectura surpreendente. A Rota Romântica leva-nos a visitar lugares onde o  “Era uma vez …” ganha vida e não se admire se der a por si a perguntar-se se a Cinderela não terá realmente existido.

 

Posted in Alemanha, Dicas, Entretenimento, Romance. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *