Blog da Auto Europe


6 dicas para manter a calma na estrada

6 dicas para manter a calma na estrada

Conduzir, uma actividade que pode gerar algum stress, leva inevitavelmente a situações perigosas na estrada, sendo a raiva na estrada uma delas. Gestos rudes, insultos verbais, ameaças físicas e condução perigosa são algumas das consequências da raiva na estrada. Infelizmente, todos os condutores conhecem essas situações muito bem. Uma pesquisa, realizada pela Auto Europe, mostrou que cada condutor europeu está envolvido em 3474 incidentes de raiva na estrada ao longo da sua vida. A raiva na estrada pode levar a comportamentos mais perigosos em que o condutor tenta intimidar outros condutores na estrada o que, por sua vez, pode resultar em acidentes e causar perigo para a nossa saúde e para a nossa vida. Por isso, é de extrema importância manter a calma na estrada. E nós deixamos aqui 6 dicas para vos ajudar ! 🙂

Dica nº 1

Quais as dicas para lidar com a raiva na estrada? Podíamos dizer “Não conduzir” e esse talvez fosse o melhor conselho. Contudo, nem todos nós podemos evitar todo esse tempo que passamos atrás do volante. Mesmo assim, evitar situações potencialmente stressantes na estrada é a chave para ficar longe da raiva na estrada.

Dica nº 2

Muito trânsito e uma vida agitada contribuem para a frustração que muitas vezes se pode transformar em raiva na estrada. Por isso, se for possível, evite conduzir em horários de ponta, e utilize os transportes públicos. Ir para o trabalho de autocarro, metro ou eléctrico, permite-lhe aproveitar o tempo de viagem de outra maneira, por exemplo ao ler as notícias, um livro ou simplesmente a sonhar enquanto olha pela janela.

Dica nº 3

Uma vez na estrada, fique alerta e pense com antecedência para prever situações perigosas. Mantenha a distância de segurança em relação aos outros carros, a fim de deixar algum tempo para reagir perante um potencial risco na estrada. Se começar a notar um comportamento estranho por parte de outro condutor, evite ao máximo aproximar-se desse carro.

Dica nº 4

Se for vítima da raiva de outro condutor, tente ficar fora de uma possível discussão. Não participe de uma conversa com outro condutor irritado, ele só vai pôr mais lenha na fogueira. A chave é manter a calma e não se deixar levar por alguma situação em que possa ficar fora de controlo.

Dica nº 5

Outra dica para manter a calma atrás do volante é a de manter sempre por perto uma playlist de músicas chill-out, respirar fundo quando tiver de enfrentar situações complicadas, ignorar condutores irritados e evitar utilizar a buzina do carro sempre que possível.

Dica nº 6

A educação pode suavizar a dor das almas atormentadas dos condutores na estrada. Sorria, peça desculpa e ceda quando necessário. Vamos ser simpáticos uns com os outros e ajudar os outros a acalmarem-se na estrada também. Por que a verdade é que todos nós podemos ter um dia mau!

Posted in Dicas, Sugestões, Uma vida de condução. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *