Blog da Auto Europe


12 Factos Curiosos sobre Portugal

Existem muitas razões para que Portugal seja um dos destinos turísticos mais populares da Europa e não só. Além dos preços acessíveis, há muitos outros motivos que atraem as pessoas para este país. Há algo especial para cada visitante: umas férias tranquilas na praia, locais históricos que valem a pena visitar, a cultura bastante diversificada e claro está os deliciosos pratos locais. Durante todo o ano as actividades culturais preenchem o calendário, e desde a música ao desporto e outros eventos, não faltam opções. Como a hospitalidade é uma das imagens de marca para o nosso país, trazemos-lhe hoje 12 factos interessantes sobre Portugal que nem todos conhecem, e que pode utilizar para quebrar o gelo com os muitos turistas que visitam o nosso país. Conhecia algum?

Tendo as mesmas fronteiras desde 1139, Portugal é a nação mais antiga da Europa.

Portugal e Inglaterra têm a aliança diplomática mais antiga do mundo. A Aliança Luso-Britânica foi assinada em 1373 e está em vigor até hoje! Ambos os países entraram em guerras para defender o outro, incluindo o Reino Unido entrar na Guerra Peninsular e Portugal entrar na Primeira Guerra Mundial. A isso se chama olhar um pelo outro!

O sobreiro é uma das poucas árvores nativas que ainda existem em Portugal. Por causa da vasta utilização da sua casca macia e esponjosa o país tornou-se o maior produtor de objectos de cortiça do mundo. Mais da metade da cortiça do mundo é produzida em Portugal.

Quando Pedro I foi coroado rei de Portugal em 1357, ele proclamou a sua amante, Inês de Castro, Rainha apesar dela ter morrido em 1355.

Lisboa é mais antiga do que Roma: cerca de quatro séculos mais velha para ser preciso. É, de facto, a segunda capital europeia mais antiga, depois de Atenas.

O primeiro código pirata foi inventado no século XVII pelo corsário luso Bartolomeu Português.

Até 1986, quando Portugal e Espanha, aderiram à Comunidade Económica Europeia, a passagem de fronteira entre os dois países era desencorajada. Os autocarros paravam pouco antes da fronteira e não haviam muitas ligações com o outro lado. Até 1991, quando a Ponte Internacional do Guadiana foi inaugurada, a única maneira de viajar do sul de Portugal para a Espanha era de barco.

Portugal foi o primeiro país da Europa a ter um mercado de escravos que foi proibido em 1850.

Entre 1910-1926 Portugal teve 44 governos, 20 golpes militares, e 12 presidentes diferentes.

A cultura portuguesa deixou as suas marcas na cozinha e costumes de outros países. Por exemplo, a cerimónia do chá mundialmente famoso da Inglaterra surgiu graças à portuguesa Catarina de Bragança, que se casou com o rei Carlos II de Inglaterra e levou este hábito para a corte. A receita de tempura foi introduzida no Japão por missionários jesuítas portugueses particularmente activos na cidade de Nagasaki.

O cão de água português é considerado uma uma raça de cão hipoalergénico, ou seja, é recomendado para pessoas que têm alergia a animais ou problemas respiratórios. E por esta razão,em 2008, a raça fez muitas manchetes quando o presidente dos EUA, Barack Obama e sua família receberam um como um animal de estimação. A raça foi escolhida por causa das alergias de uma das filhas do presidente.

O português é hoje a sexta língua mais hoje falada no mundo com mais de 240 milhões de falantes. É a língua oficial em 9 países.

Posted in Engraçado, Entretenimento, Portugal. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *