Blog da Auto Europe


1º de Maio na Europa – Diferentes tradições

O mês de Abril chega finalmente ao fim, e um dos eventos mais esperados para este período, em muitos países da Europa, é a celebração do dia 1º de Maio. O Dia de Maio ou Dia do Trabalhador, como é conhecido em Portugal, é comemorado um pouco por toda e Europa e marca o início das festividades da Primavera. Em muitos países não existe uma celebração particular, e as pessoas simplesmente aproveitam o feriado para desfrutar do bom tempo com a família e os amigos. Noutros aproveita-se essa data para organizar concertos, desfiles ou demonstrações de trabalhadores ou em nome de outros direitos humanos. E em alguns a comemoração, com raízes nas tradições antigas, são extremamente importantes.

Apesar da instituição do dia do trabalhador remontar a 1886, em Portugal o dia 1 de Maio só começou a ser comemorado em 1974, depois da revolução do 25 de Abril. Por todo o país organizam-se manifestações, marchas, celebrações, comícios e festas de carácter reivindicativo.

Mas como será que os outros países do velho continente celebram esta data? Descubra as mais interessantes histórias e tradições para o dia 1 de Maio em alguns países europeus.

Finlândia

As celebrações do primeiro de Maio são conhecidas como Vappu na Finlândia, representando muitas vezes o início da Primavera. Se o tempo assim o permitir, as pessoas aproveitam para fazer um piquenique ou simplesmente fazer uma caminhada em meio a natureza e apreciar os primeiros sinais da estação primaveril. É conhecido por ser um festival urbano barulhento, comemorado principalmente nas vilas e cidades. Em Helsínquia, capital da Finlândia, a celebração começa na noite anterior, quando as ruas do centro da cidade, bares e restaurantes começam a encher, com as pessoas já em clima de festa.

A atmosfera carnavalesca é reforçada pelo uso máscaras engraçadas ou assustadoras, chapéus, perucas e outros acessórios de festa. E para algumas pessoas, as festividades também incluem um consumo exagerado de álcool, ao verdadeiro estilo nórdico.

Alemanha

O primeiro de Maio é uma importante celebração na Mastro BavariaAlemanha, e não apenas porque é considerado o Dia do Trabalhador. A Primavera atinge o seu pico, o tempo é por vezes melhor do que no verão e há uma alegria quase que contagiante no ar.
As origens das celebrações encontram-se na festa pagã do “Walpurgisnacht”, ou Noite das Bruxas, quando se dizia que as as bruxas fugiam para a “Blocksberg” (uma montanha localizada na área conhecida agora como Saxony-Anhalt) para a sua convenção anual. Nesses dias o resto da população acendia fogueiras e erguia postes para afastar as bruxas e proteger as suas casas!

Algumas das tradições desta época prevalecem até hoje e em algumas partes da Alemanha as pessoas ainda acendem fogueiras, enquanto desfrutam da última noite de Abril ao ar livre, e os jovens pregam partidas inofensivas aos vizinhos e amigos. Na manhã do dia primeiro de Maio, é tradição em muitas partes da Alemanha reunir-se em torno do mastro da aldeia para dançar e comemorar o dia!

Inglaterra

A esta altura do ano os dias tornam-se mais quente e as árvores começam a florescer e diz-se ser um período dedicado ao romance e ao amor. É quando as pessoas celebram a proximidade do Verão com manifestações de diferentes ritos que nada mais são do que expressões de alegria e esperança depois de um longo Inverno.

Embora o Verão tenha o seu início oficial em Junho, o primeiro de Maio, marca o retorno do bom tempo, depois de um Abril não muito primaveril. As celebrações do Dia de Maio têm suas origens no festival romano dedicado a Flora, a deusa das frutas e flores, onde a população celebrava a fertilidade (do solo, dos animais e das pessoas).

Na Idade Média, os mastros eram populares na Inglaterra, bem como as áreas do País de Gales, Escócia e Irlanda. Profundamente enraizada na tradição pagã germânica, os mastros eram tradicionalmente feitos de bétula e a comunidade reunia-se à sua volta para fazer demonstrações de danças tradicionais.

França

Lirios do ValeA 1 de Maio de 1561 o Rei Carlos IX da França foi presenteado com lírios do vale. Ele gostou tanto do presente que decidiu oferecer lírios do vale a todas as damas da sua corte a cada ano no dia 1 de Maio. Por volta de 1900, os homens começaram a oferecer às suas esposas um bouquet de lírios do vale, para expressar seu afecto. Actualmente as flores são oferecidas como um símbolo mais geral de valorização entre amigos próximos e membros da família.

Grécia

O primeiro de Maio, chamado Protomagia em grego, corresponde com o pico da época floral, e para comemorar o dia todos os grandes municípios organizam exposições de flores e festivais.

Uma das tradições mais populares do primeiro de Maio tem as suas raízes na antiguidade. Os locais fazem coroas de flores especialmente para a data e aquelas são penduradas nas portas das suas casas até que sequem. Acredita-se que o processo de criação das coroas de flores aproxima as pessoas da natureza, principalmente nos dias de hoje, em que Fogueiraas pessoas são consumidas pela vida movimentada e frenética das cidades.

Em várias aldeias de Corfu, os moradores passeiam pelas ruas enquanto seguram um tronco de cipreste, coberto com as margaridas amarelas. O tronco, também chamado de Mayoxilo, é rodeado por uma coroa feita de galhos verdes. Os rapazes que transportam os troncos devem usar roupas brancas e lenços vermelhos enquanto desfilam pelas ruas da aldeia entoando canções sobre Maio.

Finalmente, uma das tradições gregas mais populares do primeiro de Maio é saltar a fogueira. Mulheres de todas as idades reúnem-se no último dia de Abril noite anterior do dia de Maio, depois do pôr-do-sol e acendem uma fogueira com galhos secos que juntaram nos últimos dias. Uma vez pronta a fogueira, as mulheres dança à sua volta e cantam músicas folclóricas sobre Maio e a Primavera. As crianças molham o cabelo e as roupas e saltam sobre o fogo como um acto simbólico para manter afastado o inverno e doença.

 

Posted in Eventos. Bookmark the permalink.

Deixe a Sua Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *